x

Tecnologia

CRCPR capacita secretárias de sindicatos de profissionais contábeis para organização de cursos

Objetivo é melhorar a qualidade dos cursos e palestras oferecidos pelas entidades sindicais do PR.

12/05/2017 09:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CRCPR capacita secretárias de sindicatos de profissionais contábeis para organização de cursos

Desdobramento de recente parceria firmada entre o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) para a realização de cursos de treinamento e desenvolvimento profissional da classe contábil em todo o estado, foi realizada, na última segunda-feira (8), no Hotel Lizon, em Curitiba, uma capacitação para secretárias de sindicatos de profissionais contábeis, para melhorar a qualidade da organização dos cursos promovidos por essas entidades no Paraná.
 
A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, forneceu às participantes orientações, mostrou números de pesquisas com participantes de cursos da entidade, justificou procedimentos e sugeriu melhorias.

Em 2017 a meta do CRCPR é capacitar mais de 25.000 pessoas, segundo Elizangela. Ainda, informou que entre todos os CRCs do país, o do Paraná é o que mais realiza cursos, e que, por meio de pesquisas, os profissionais sugerem e solicitam mais palestras de 3 horas com conteúdo especializado, ao invés de cursos de longa duração.
 
O programa de educação profissional continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) também foi abordado na apresentação, tendo sido detalhada a possibilidade de os sindicatos se credenciarem como capacitadores, passando a oferecer também cursos que valem pontuação para o programa do CFC, cujo objetivo é atualizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos contadores que atuam no mercado de trabalho obrigados a cumprir a pontuação anual, nos termos da Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG12-R2. 

Legislação

O assessor jurídico do CRCPR, Wanderlucio Leite, explicou em detalhes os requisitos da legislação que motivou a parceria entre as entidades, em especial quanto às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU), às quais o CRCPR está submetido e que impedem a cobrança de taxas de inscrição nos cursos realizados no âmbito da parceria. "Mas nada impede que os sindicatos busquem parcerias empresariais para colaborar com os custos da organização dos eventos", esclareceu. Clique aqui para baixar a apresentação sobre a legislação sobre a legislação que ampara a parceria.

Foram transmitidas ainda pela equipe do CRCPR orientações gerais a serem seguidas pelos sindicatos em relação aos treinamentos como: inscrições, lista de presença, certificados, divulgação, arrecadação de doações dos participantes para entidades assistenciais, registro dos treinamentos com fotos para prestação de contas, equipamentos multimídia, aberturas, coffee break, apostilas, entre outros detalhes, colocando à disposição de todos um canal para esclarecimento de dúvidas, pelo telefone (41) 3360-4746.

Finalizando a apresentação, o analista de TI do CRCPR, Rogers Neves, informou que em breve será lançado um novo sistema de inscrições para cursos e palestras, mais moderno e funcional, hospedado no site da entidade, em substituição ao atual.

Participaram ainda do encontro o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo e Luiz César Almeida, gerente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.

Com informações e fotos da assessoria de imprensa da Fecopar.

Fonte: CRCPR

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.