Contábeis o portal da profissão contábil

24
Aug 2017
01:52
você está em:

Conteúdo » Notícias

Pagamentos por aproximação e biometria avançam

Apesar das inovações aportadas no mercado de meios de pagamentos pela transformação digital, o plástico ainda tem sobrevida garantida nos próximos anos como componente de um portfólio vasto construído para atender diferentes perfis de compradores

postado 16/06/2017 18:54:27 - 1.460 acessos

Apesar das inovações aportadas no mercado de meios de pagamentos pela transformação digital, o plástico ainda tem sobrevida garantida nos próximos anos como componente de um portfólio vasto construído para atender diferentes perfis de compradores e vendedores. Entre as experiências testadas até agora no país incluem-se os pagamentos por aproximação – com as tecnologias NFC, que funciona por campo de proximidade, e MST, que emula a tarja do cartão -, e as carteiras digitais como Samsung Pay, disponível também em aplicativos dos bancos.

As novidades incluem ainda pagamentos por QR Code, código de barras que pode ser lido por celulares; dispositivos vestíveis, como relógios e pulseiras; pagamentos entre indivíduos (P2P), disponíveis em aplicativos de fintechs e empresas não financeiras, como operadoras de telecom; pagamentos associados a objetos (IoT); e leitura biométrica.

“O plástico ainda é o meio mais democrático”, diz Rogério Panca, diretor de meios de pagamentos do Banco do Brasil. O banco vê o crescimento de iniciativas como uso do cartão de débito para pagamento de serviços como Uber. Este ano, lançou campanha para divulgar pagamento sem contato na carteira digital Ourocard e apresentou pulseira de pagamentos, que custa R$ 70, sem anuidade. O uso dos cartões rende pontos no programa Livelo e podem ser usados para pagamentos de contas e, além da Samsung Pay, o banco oferecerá a Android Pay, do Google.

No Itaú Unibanco, dono de 40% do mercado de cartão de crédito, o uso de dispositivos móveis como canal chegou a quase 75% no ano passado, mas os pagamentos móveis são menos de 10% do total. O diretor de produtos e pagamentos digitais Rubens Fogli crê na expansão do mundo on-line, de pagamento em aplicativos e de pagamento em loja sem cartão, com maior uso de tecnologias.

Outra tecnologia com potencial transformador nos próximos anos é a biometria. Carlos Giovane Neves, CEO do banco CBSS, da holding Elopar, vislumbra carteira ou aplicativo para abrigar todos os dados financeiros de diferentes instituições, capaz de monitorar fluxo de caixa, gerir programas de recompensas e parametrizar decisões, com autenticação biométrica e inteligência artificial.

Durante o Ciab, os lançamentos reforçaram tendências tecnológicas como IoT, biometria e pagamentos por aproximação. A Visa demonstrou solução de compra e pagamento por meio de um carro conectado, dispositivos vestíveis (relógio, anel e pulseira) e solução de equipamento de venda automática de bebidas com autenticação facial.

A Mastercard levou soluções de pagamento sem contato para pedágio, disponível apenas para motocicletas, e a tecnologia Identity Check de autenticação por identificação digital ou reconhecimento facial. Na Cielo, uma das novidades foi a internet das coisas: a integração da plataforma Lio ao dispositivo Chopp Up permitia ao visitante escanear seu crachá para liberar um chopp.

Fonte: Valor Econômico

Notícia enviada por

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Notícias

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César