x

Tributário

Brasil deve sair da cobrança de impostos indiretos

Uma alternativa seria copiar a metodologia de países de primeiro mundo

05/07/2017 08:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Brasil deve sair da cobrança de impostos indiretos

Brasil deve sair da cobrança de impostos indiretos

No Brasil, grande parte da arrecadação de impostos incide de uma tributação indireta sobre o consumo de bens e serviços, atingindo assim, na maioria dos casos, a classe econômica mais desprovida na sociedade, em especial, os trabalhadores. E as desigualdades não param por aí, pois, de acordo com inúmeros especialistas, a renda e patrimônio dos contribuintes não é tributada de maneira adequada, o que aumenta consideravelmente as injustiças.


No Brasil, o assalariado, ou aquele que recebe rendas diretas em sua pessoa física, paga em média 50% de impostos diretos sobre tudo que consome, como, por exemplo, em roupas, remédios, veículos, combustível, alimentos, dentre outros, pois, além dos 27,5% que paga na fonte de IRRF sobre o que lhe é pago, arca também em média com 4% sobre as propriedades, os famosos IPTU, IPVA. "Além disso, paga também mais 20% de impostos já embutidos em tudo que compra, uma vez que ao ir à uma loja e comprar roupas novamente, tem impostos assim como o supermercado, farmácia e outros", explica o diretor da Fradema Consultores Tributários, Francisco Arrighi.


De acordo com Arrighi, mesmo que uma nova fórmula de tributação não seja desenvolvida, uma alternativa seria copiar a metodologia de países de primeiro mundo. "Numa tributação como a que vivenciamos, onde quem paga imposto é o assalariado, não temos outra forma de tentar equilibrar a máquina, ao não ser criando um novo tributo apenas como medida de igualdade, e também buscando mais um aumento de tributação, como por exemplo a aplicação de novas alíquotas de Impostos sobre Grandes Fortuna", enfatiza.


JC Contabilidade - A reforma tributária em discussão visa a diminuir a desigualdade no impacto dos impostos entre os mais ricos e os mais pobres?


Francisco Arrighi - O governo para fazer este projeto e aumentar a arrecadação possivelmente tentará vender este novo tributo desta forma: "este é o tributo mais justo que existe, pois quem paga é o rico". Isso soa bem aos ouvidos, porém não funciona tão claramente desta forma. A grande maioria dos imóveis no Brasil estão dentro de empresas patrimoniais e realmente esta lei não atingirá seus objetivos.


Contabilidade - O modelo de cobrança de impostos diretos, sobre a renda e o patrimônio, é o ideal? Arrighi - Os formatos de aplicação de tributos mais justos no mundo todo são sobre o consumo, ou seja, quanto mais consome mais paga. No Brasil, há um modelo misto, onde se aplica imposto sobre tudo. Também é mal aplicado em todas posições, por isso não é justo. Segundo recentes informações divulgadas pela Receita Federal, com dados do Imposto de Renda de 2007 a 2013, podemos observar que os declarantes do Imposto de Renda com rendimentos acima de 40 salários-mínimos têm, se verificarmos os ativos e os bens, 42% do total de bens informados à Receita, enquanto os hiper-ricos, aqueles que recebem acima de 160 salários-mínimos, possuem 21,70% do patrimônio informado na declaração de Imposto de Renda.


Contabilidade - Há outra forma de promover mudanças sem ser através da reforma tributária? Que outros projetos buscam gerar mudanças estruturais e que podem ser aprovados mais em breve? Arrighi - Uma maneira de promover mudanças seria através da tentativa de se abrir uma grande discussão para a construção de um grande projeto com mudanças. Sem isso, é claro que não se resolve o problema e não se chega a nenhuma mudança.


Contabilidade - A reforma contempla todos os pontos mais importantes de passarem por alterações? Que outros assuntos poderiam ser acrescentados?


Arrighi - Absolutamente não. Na verdade seria necessário uma diminuição do volume de tributos, o que provavelmente não acontecerá. Por mais eficiente que seja a reforma, dificilmente conseguirá compilar a extensa quantidade de tributos do Brasil. Contabilidade -


A entrada em vigor do Imposto sobre Grandes Fortunas seria uma boa saída para tornar a tributação mais justa? Arrighi - Não é uma boa saída e ele não resolverá a questão da justiça, apenas aumentará um pouco mais a arrecadação e cada vez mais tornando o Brasil com a maior carga tributária do mundo.


Contabilidade - Por fim, você acredita que a reforma tributária realmente acontecerá? Por quê? Arrighi - A meu ver, a reforma não acontecerá de forma nenhuma, pois o governo está sem base parlamentar e não há interesse dos deputados neste assunto, até porque ele dá pouca visibilidade. Vivemos um momento onde o governo tem uma baixa aceitação popular e sua base está dividida. 


Por Roberta Mello

Fonte: Jornal do Comércio - RS

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.