Contábeis o portal da profissão contábil

13
Dec 2017
13:06

Tributário

ISS/Santos - Empresas devem recolher ISS e emitir nota eletrônica

Empresas e prestadores de serviço que atuam em Santos (pessoas jurídicas) precisam estar atentos para o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NTS-e).

29/09/2017 08:21

1.593 acessos

Empresas e prestadores de serviço que atuam em Santos (pessoas jurídicas) precisam estar atentos para o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NTS-e).

O ISS está previsto no Código Tributário do Município. Dependendo da atividade econômica da empresa, sua alíquota varia entre 5% e 2%. A escrituração e geração da guia do ISS para pagamento é feita por meio do sistema GISS on-line, que pode ser acessado aqui.

Empresas não estabelecidas em Santos que prestem algum serviço na Cidade podem realizar o cadastro no link portal.gissonline.com.br, a fim de efetuar a escrituração da respectiva nota fiscal de serviço e, posteriormente, emitir o boleto para pagamento de ISS.

O não recolhimento do imposto pode acarretar multas e a inclusão da empresa na Dívida Ativa, o que pode impedi-las de obter crédito ou participar de licitações, por exemplo.

Para orientações, manuais e procedimentos de ISS e nota eletrônica, o contribuinte ou contador deve acessar aqui.

O plantão fiscal da Prefeitura para dúvidas relativas ao ISS é feito de segunda a sexta-feira das 9h às 17h ou pelo telefone 3201-5025, ramais 5506, 5509 ou 5555.   Nota fiscal Desde 2014, as empresas que prestam serviço em Santos são obrigadas a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).  Trata-se de ferramenta que modernizou o sistema de controle fiscal, garantindo maior agilidade, economia e eficiência, além da economia e ganhos ao meio ambiente pela eliminação do papel.

A adesão é obrigatória para todos os prestadores de serviço que são pessoas jurídicas, sendo opcional para pessoas físicas isentas de recolhimento e que recolhem o ISS em valor fixo, por meio de carnê emitido pela Prefeitura; microempreendedores individuais (MEI) optantes pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI); -contribuintes que tenham dentre suas atividades inscritas no cadastro mobiliário de Santos: cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, esteticistas, tratamento de pele, depilação e podologia.

Aqueles que não cumprirem a determinação estão sujeitos a multas. Para emissão da nota eletrônica, basta acessar http://santos.ginfes.com.br/. Também é possível esclarecer dúvidas técnicas através do envio de e-mail  ou ligando para (11) 2175-1145.

http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/899922/empresas-devem-recolher-iss-e-emitir-nota-eletr-nica

Fonte: Prefeitura de Santos

Enviado por

Luciano de Abreu Santos

Contador, empresário contábil, Pós Graduado em Gestão de Tributos pelo Centro Universitário Augusto Motta/RJ. Foi membro convidado da Comissão de Comunicação Social do CRC/RJ 2014/2015. Co-Administrador do Blog de Ciências Contábeis da UNISUAM. Atua a 19 anos com assessoria e consultoria contábil/fiscal à empresas prestadoras de serviço, entidades do terceiro setor, indústria e comércio.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César