x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Capitalismo x Socialismo

A irmandade entre os sistemas

14/12/2012 00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Capitalismo x Socialismo

Quando comecei minha leitura do livro " A Terceira Onda". percebi minha precipitação no julgamento do capitalismo e do socialismo.

Como simpatizante do socialismo, sempre vi no capitalismo algo selvagem, e como maior responsável pela diferença na distribuição de renda do planeta.

Mas em minha leitura pude encontrar a peça que me faltava para montar um quebra cabeça tão complexo que é o entendimento desses dois sistemas. Essa peça na verdade nada mais é do que um elo de ligação entre eles; uma peça chamada IMPERIALISMO.

O Imperialismo industrial é muito mais do que um sistema economico, político e social. Ele foi e continua sendo um modo de vida e de pensar.

Vemos o capitalismo como um sistema que visa o lucro, derrubando o preço de seus subsídios como mão de obra e matéria prima, escravizando trabalhadores de nações menos desenvolvidas, cujos seus governantes se vendem por alguns privilégios oferecidos por grandes empresas e governos de nações do primeiro mundo.

O socialismo se mostra como um sistema disposto a integrar as nações, a acabar com as diferenças, em lutar pelo povo, na teoria é praticamente o céu na terra, mas algum de vocês já viram isso na pratica??? Infelizmente o que pude observar desses países governados por esse sistema (e já tive a oportunidade de estar e trabalhar na China), é que são escolas para ditadores. O socialismo na teoria e ideologia é perfeito, mas na pratica infelizmente não funciona com o objetivo proposto.

Após a II Guerra Mundial houve mais do que uma corrida armamentista entre EUA e URSS. Houve uma corrida industrial, tecnológica. Uma corrida para quem faria primeiro a lavagem cerebral nas pessoas de todo o globo terrestre.

Lenin atacava o capitalismo dizendo que os capitalistas oprimiam e colonizavam outras nações, não por escolha, mas por necessidade (necessidade de suprementos para manter a maquina industrial funcionando).

O que Lenin não observou foi que muitos dos imperativos que impeliam as nações capitalistas, operavam  igualmente nas nações socialistas. Ambas faziam parte do mesmo sistema monetário mundial. Baseavam suas economias na separação da produção e do consumo.

O socialismo também necessitava de um mercado para escoar suas mercadorias/produtos.

Não devemos esquecer que das mesmas nações escravizadas pelo capitalismo, vinham os subsídios para os socialistas, muitas vezes com preços muito abaixo do pago pelo imperialismo capital.

Quem ataca o sistema rival por escravizar, era escravizador também.

O imperialismo é um alvo. O topo da colina onde ambos os sistemas querem chegar. Numa disputa frenética e desenfreada lutaram até o fim para ver quem alcançaria o topo primeiro e controlaria grande parte da economia mundial, ou mesmo ela toda.

Claro que os dois sistemas tem lados positivos e negativos. São como dois irmão, e como rege a norma da irmandade, um discorda de certos pontos do outro, e assim caminha a humanidade.

Hoje percebo a semelhança de ambos, e estou cada vez mais convencido de que não importa o sistema que rege o povo (capitalista ou socialista), quem realmente nos controla, somos nós mesmos. Temos o poder nas mãos, mas entregamos aos nossos governantes. Somos gigantes adormecidos, aguardando o despertar. Para isso só falta a conscientização do povo, falta aprendermos a usar nosso poder de forma pacífica e justa. Temos que cobrar dos nossos políticos e não sermos mais meros expectadores da corrupção.

 
 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.