x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Planejar é Preciso! O impacto do Planejamento tributário no resultado das empresas

A importância do planejamento tributário no resultado da empresa, uma escolha que irá caminhar com os gestores e empresários durante doze meses. Como prever e fazer a melhor opção de regime tributário?

23/01/2013 10:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Planejar é Preciso! O impacto do Planejamento tributário no resultado das empresas

A virada de mais um ano calendário é um momento importante na vida dos gestores e empresários, é a hora que paramos para revermos e avaliar os números, verificar as medidas tomadas no ano que passou, analisar os erros e acertos, definir metas, trabalhar as estratégias de mercado, verificar os custos da empresa e trabalhar de forma competitiva no mercado, para tanto é preciso planejar, rever as medidas cabíveis a serem tomadas de modo que as decisões tomadas serão reflexo nos números da empresa por todo ano que se inicia, uma vez que nossa legislação não permite mudanças durante o ano.

A importância de um bom planejamento afeta diretamente os resultados dos negócios, tendo em vista a nossa alta carga tributária que varia de 20% a 50%, com um alto índice de leis e obrigações acessórias, os gestores devem sempre estar atentos as mudanças. Nem sempre a opção por um regime tributário será a melhor, deve se fazer uma análise detalhada, afim de quebrar algumas informações que se fazem vícios no mercado, como por exemplo: a empresa ser optante pelo SIMPLES é a melhor opção, isso pode ser um erro, ao analisar os números da empresa, demonstrando que os Regimes tributários no Lucro Presumido e no Lucro Real podem vir a ser mais vantajoso.

Para tanto são necessários profissionais dotados de competências (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) técnicas, que evitem vícios e erros dentro da legislação, de modo que o fisco não venha punir as empresas por algum ato de omissão de informação ou erro em interpretação das normas vigentes.

Portanto, a tarefa de planejar não é uma tarefa simples e rápida, é uma tarefa que requer paciência por parte dos envolvidos, é preciso que os empresários tenham o auxílio de um profissional que conheça o ramo da empresa e as peculiaridades que ele tem dentro da legislação, que os números sejam expostos junto com as metas da empresa para o decorrer do ano. Quais as estratégias estabelecidas para o próximo ano? O que eu tenho? O que eu quero? Quais despesas podem ser diminuídas? Como aumentar minha competitividade no mercado? Com algumas perguntas e um relatório de respostas desejáveis, pode se iniciar o processo de planejamento fazendo simulações e esboços de cálculos nos regimes tributários para alcançar tais números e respostas.

É importante que a empresa trabalhe o ano com foco na opção feita, e que cumpra as metas para alcançar os objetivos, ponham em práticas as respostas desejadas nas perguntas feitas antes do planejamento, seguindo essa linha de raciocínio, o planejamento tributário atrelado a uma boa gestão que se comprometa a segui-lo, e direcionar as ações durante o exercício voltadas a opção escolhida, certamente os números serão favoráveis e o trabalho terá sido gratificante no final do ano.

Eder R. De Aquino.
CONTAFE

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.