x

Enriquecer causando perdas irreparáveis a terceiros custará caro

Alguns empresários deixam de considerar se estão ganhando dinheiro de forma responsável, ética e lícita, e se suas condutas poderão trazer prejuízos irreparáveis para a sociedade.Em algum momento, tais insanidades custarão caro.

10/02/2013 08:16:33

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Enriquecer causando perdas irreparáveis a terceiros custará caro

A falta de segurança em qualquer situação, muitas vezes não calculada, poderá acabar com a vida de inocentes. Uns morrem fisicamente, outros psiquicamente. Na tragédia de Santa Maria/RS, a irresponsabilidade de muitas pessoas, entre elas proprietários, órgãos legisladores e fiscalizadores e até da sociedade, que conhecia o perigo e não denunciou, gerou a morte de mais de 230 jovens que certamente poderiam contribuir com o desenvolvimento do nosso país e arrasou a vida de milhares de outro tanto de parentes e amigos.

Quero chamar a atenção para o fato de que mesmo os culpados pela tragédia terão suas vidas infernizadas. Será que vale a pena explorar insanamente uma atividade?

Enquanto perdurar a incompetência do governo, a distribuição fraudulenta das arrecadações e o jeitinho brasileiro para conseguir as coisas – normalmente em troca de suborno –, perdurarão, a todo o momento, pequenas desgraças. Às vezes, capazes de provocar grandes tragédias que causam comoção nacional e leva os políticos a fazer emocionantes discursos, promessas e troca de acusações. Mas o tempo passa, o povo esquece e tudo continua como dantes.

Em qualquer profissão ou atividade, a inexistência de fiscalização rigorosa poderá facilitar a vida dos “mais espertinhos” que oferecem o produto inadequado, mas com aparência regular. Alguns exemplos são laboratórios que fazem “remédio” de farinha, brinquedos fabricados com material impróprio que podem matar crianças, empresas on-line que oferecem produtos a preços baixos, mas nunca entregam, licitação pública que privilegia quem tem “esquema”, vistoria escandalosa que aprova tudo mediante “pequeno reconhecimento”, profissional que recebe o diploma sem nunca ter sentado no banco universitário e depois causa enorme barbaridade à sociedade e assim vai. A lista é grande.

Os empresários contábeis precisam se policiar e denunciar colegas que fazem da vida de tantos, pequenas tragédias. Assinar declaração falsa, produzir balanço fictício, trabalhar por valor irrisório que não oferece condições para prestar um serviço adequado, são exemplos de atitudes que trazem enormes prejuízos aos colegas e à sociedade.

Seja um profissional responsável, que prefira ser menos rico para conquistar a liberdade. Decida perder um cliente, um trabalho, um acréscimo no faturamento, que não lhe traz segurança, para evitar ter de se defender contando mentiras e, mais uma vez, prejudicar inocentes. Faça o que é certo. Cobre o valor justo e conquiste sua independência no mais amplo sentido da palavra. Valorize sua vida, dos seus familiares e dos outros.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.