x

Fuja do monstro do saldo devedor

Sempre ouvi falar no monstro do Saldo Devedor, mas felizmente para mim não passava de um mito urbano. Entretanto como nesta vida tudo flui, transforma e nada há de fixo e imutável, quando se trata de assuntos criados por criaturas ...

13/02/2013 21:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fuja do monstro do saldo devedor

Sempre ouvi falar no monstro do Saldo Devedor, mas felizmente para mim não passava de um mito urbano. Entretanto como nesta vida tudo flui, transforma e nada há de fixo e imutável, quando se trata de assuntos criados por criaturas como o ser humano e não criadores como os deuses.

Foi em uma destas mudanças da vida, que tive a enorme alegria de ser pai. Entretanto a época não havia construído uma situação financeira confortável, para as responsabilidades e alegrias, que viriam com a paternidade. Dentre as responsabilidades citadas, vieram novos investimentos.

Sempre quando falo de novos investimentos, alguém me questiona se não seriam despesas, por estar mais ligados aos compromissos, deveres e responsabilidades. A minha resposta a este questionamento é simples. Toda despesa referente à minha família é um investimento no futuro da mesma.

Retornando ao nosso assunto principal, foi neste período da vida, que constatei a existência do monstro do Saldo Devedor. O chamo de monstro do Saldo Devedor, porque ele destrói tudo o que vê pela frente. Há registro do Monstro ter destruído namoros, noivados, relacionamentos fraternos, casamentos e muitas auto-estimas.

 A idéia aqui, neste nosso texto, e passar algumas dicas e técnicas para que você consiga sair das garras do monstro do Saldo Devedor sem grandes avarias ou danos irreparáveis. A regra de ouro é não desesperar-se, pois o ataque do monstro pode ser passageiro ou definitivo. A diferença entre o primeiro e o segundo dependerá somente de suas atitudes diante do ataque do Monstro. Abaixo enumero algumas dicas, mas há muitas outras:

  1. Não tenha medo ou receio de falar sobre dinheiro;
  2. Reúna a família e coloque no papel todas as receitas, remunerações, dívidas, empréstimos e investimentos;
  3. Dialogue com os familiares sobre as prioridades financeiras;
  4. Faça um “brainstorm” ou como é mais conhecido “chuva de miolos” com todos da família.  Coloquem no papel, todas as alternativas possíveis, mesmo as mais absurdas, para somente em um segundo momento, avaliar as possibilidades de realização de cada ideia.
  5. De comum acordo com todos da família realize cortes no orçamento/despesas;
  6. Troque dívidas caras por dívidas mais baratas, exemplo cheque especial ou dívida do cartão de crédito por empréstimo consignado;
  7. Tente um empréstimo sem juros com familiares, que você ajudou no passado ou que estejam em melhor situação financeira neste momento;
  8. Reflita sobre a alternativa de um segundo emprego, aulas particulares, tomar conta de crianças á noite, levar os filhos dos vizinhos á escola, dar carona para algum amigo da empresa;
  9. Venda alguns objetos que não tenham mais utilidades para família, por exemplo cadeirinha de carro para crianças, equipamento de carro que não são mais utilizados e eletrodomésticos em duplicidade na casa, entre outros;

Estes são alguns dos procedimentos fáceis de realizar, para você domar o Monstro do Saldo Devedor e tomar novamente as rédeas de sua vida financeira. Sugiro ainda, que assim que você consiga afastar o Monstro de sua vida financeira, comece a poupar mensalmente um percentual de sua renda, pois este é o melhor meio de afastar o Monstro definitivamente de sua conta bancária. A poupança mensal está para o Monstro do Saldo Devedor como o alho está para os vampiros das estórias de terror.

Saúde e Sucesso a todos que me leem.

Carlos Renato é Contador
http://twitter.com/Casrenato
http://casrenato.blogspot.com
http://8666.blogspot.com

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.