x

Onde está o Ativo Intangível na minha organização? E o que isto tem haver com meus talentos?

Busca fazer o leitor refletir sobre o que é o Ativo Intangível, baseado na redação da IFRS, e como eu o reconheço na organização. Ele remete a análise dos talentos das pessoas, como um dos principais ativos da empresa.

12/03/2013 10:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Onde está o Ativo Intangível na minha organização? E o que isto tem haver com meus talentos?

Com o advento das Normas Internacionais de Contabilidade, ou IFRS, seguindo a sigla em inglês, uma das novidades que mais preocupou as organizações foi: como mensurar meu ativo intangível e repassar este valor para o meu Balanço Patrimonial1. Essa preocupação fundamenta-se visto que em muitas corporações não se tem a informação de onde está verdadeiramente o seu ativo intangível.

Contudo, vamos partir do princípio, o que é um Ativo Intangível? Ativo Intangível  é um ativo não monetário, indentificável, sem substância física. (Item 18.2 da NBC-T 19.41 - Res. CFC nº 1255).

Todavia, vamos além do conceito e nos perguntemos: como eu consigo reconhecer um Ativo Intangível? A própria Norma nos responde, vejamos no item 18.4:

 a) caso seja provável que benefícios econômicos futuros, esperados e atribuíveis ao ativo, fluirão para a entidade.

 b) o custo ou o valor do ativo puder ser mensurado de maneira confiável.

 Contudo, apesar do exposto na Norma acima, começam os primeiros questionamentos: o que é Ativo Intangível na minha empresa? Uma máquina? Não, máquinas não são intangíveis, são ativos, mas podemos tocar nesses bens, ou seja, são tangívies.

Mas e a minha carteira de clientes? Depende. Como são esses clientes? Será que todos eles percebem e trazem valor efetivo para a organização?

E será que o conhecimento organizacional é um Ativo Intangível? Sim, perfeito! Contudo, devemos ter a real noção de qual conhecimento é estratégico para a minha organização, pois se o mesmo não gerar valor para a mesma, ele não pode ser reconhecido como um Ativo Intagível.

 Percebe como é delicado este assunto? Como podemos encontrar um Ativo Intangível na minha organização? Onde eles estão?

Independente de teorias e formas, o seu Ativo Intangível, com certeza, também está  nas suas pessoas. Máquinas e equipamentos não fazem nada sem pessoas. Ideias não são construídas e aplicadas, senão for através das pessoas. Todavia, isso você já sabia, não é mesmo? 

Então porque é tão difícil conseguir investir em pessoas na organização? Quantas vezes escutamos: vamos deixar em stand by o projeto de Educação Corporativa, porque o corpo diretivo decidiu adquirir mais uma fábrica. Mas por que o corpo diretivo decidiu comprar uma nova fábrica? Porque, de uma forma geral, não conseguimos demonstrar qual será o retorno econônico e financeiro, quando investimentos em nossas pessoas.

 Voltando para o nosso questionamento inicial, como encontro meus Ativos Intangíveis? Podemos dizer que uma das principais formas é através das pessoas que são o meu capital humano, isto é, aquelas que devolvem valor para a empresa, aquelas que são comprometidas com o negócio, que possuem uma visão sistêmica e não ficam "presas em sua ilha", fazendo unicamente o trabalho para o qual foram contratadas. É nestas pessoas que a empresa deve investir, pois são as que sempre vão alimentar e retroalimentar a corporação.

Você até pode estar pensando, mas realmente existem essas pessoas ou elas são muito raras? Respondo que elas estão por aí, inclusive na sua organização. Podem estar adormecidas ou ofuscadas por um passivo humano, ou seja, as pessoas que não agregam valor à organização, seja pela sua falta de conhecimento, atitude ou habilidade. Tais talentos podem estar esperando uma oportunidade para se desenvolver, para brilhar, para gerar valor, para devolver tudo o que a organização tem feito por eles.

 1. Balanço Patrimonial: Entende-se pela relação de Ativo (bens e direitos da empresa) e Passivo (obrigações) que a entidade possui.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.