x

O seu dinheiro e o dinheiro de sua empresa

Relata aspectos importantes a serem considerados quando o assunto é o princípio da entidade.

13/03/2013 11:30:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O seu dinheiro e o dinheiro de sua empresa

Empreender e abrir um novo negócio não é fácil. Diversos são os pontos a serem considerados, tais como a vocação do empreendedor para o negócio, o conhecimento do mercado pretendido, a necessidade de um bom planejamento, o capital necessário, entre outros. O Sebrae é hoje um grande parceiro para quem pretende seguir este novo caminho.

Foi justamente o Sebrae que alertou os empreendedores, mesmo que de uma maneira subliminar, quanto a uma grande dúvida referente ao Capital. Em uma recente propaganda, uma das empreendedoras afirma “Dinheiro meu que é do negócio? É Complicado!”. Este é um dos pontos que mais deixa de ser observado pelos pequenos empreendedores e que muitas vezes impede seu crescimento e sucesso.

Em contabilidade tal fato é chamado de “princípio de entidade”, o qual, em linhas gerais, postula que o patrimônio de uma empresa não se confunde com o de seus sócios. Uma vez o dinheiro investido no negócio, ele é “do negócio”! Aquela senhora da propaganda certamente ficará espantada quando o Sebrae lhe ensinar isto.

O empreendedor pode então perguntar, “mas então, como obterei o retorno de meu investimento?”. A resposta para esta questão é bastante simples, será através do Pró-Labore, caso atue na empresa, ou através da distribuição de lucros.

Como se pode ver, a observação deste princípio é muito importante para a continuidade e o sucesso dos empreendimentos. Quando se misturam os “bolsos”, ou seja, os “patrimônios”, torna-se difícil mensurar se o negócio é realmente lucrativo. Portanto, é importante ter este princípio muito claro: o dinheiro do negócio não é seu! E nem o seu é do negócio.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.