x

O uso da contabilidade rural como ferramenta de apuração do custo

A contabilidade Rural ao longo dos anos vem ganhado papel de grande relevância em detrimento as informações que a mesma poderá ofertar em relação a custos e condições do patrimônio das entidades rurais.

06/04/2013 08:09:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O uso da contabilidade rural como ferramenta de apuração do custo

No Brasil a contabilidade rural é pouco utilizada, seja pelos empresários como pelos contadores, isso porque esse tipo de contabilidade é pouco conhecido, eles ainda desconhecem que as informações obtidas através da contabilidade e de suma importância para uma maior segurança e clareza nos negócios.

 A maior dificuldade para a utilização da contabilidade rural é o custo de manutenção do serviço contábil, alem disso há uma grande dificuldade do empresário rural de separar custos de produção com custos de mão de obra, a inexistência de recibos, notas, enfim. Claro que isso não ocorre totalmente, as grandes empresas rurais mantêm esse tipo de controle, já os médios e os pequenos não fazem uso da contabilidade rural.

Sendo assim, os pequenos agricultores e as cooperativas agrícolas, que não fazem uso da contabilidade rural e de nenhum método de controle de custos, acabam tendo prejuízos e não sabendo controlar seus gastos com a produção, mão de obra, matéria prima e etc, com isso acabam por desconhecer informações importantes que poderiam servir de base para melhorar sua produção e seus lucros.

Assim, o produtor rural poderia tomar suas decisões baseadas nessas informações como, por exemplo: o que produzir e quando produzir, ou seja, qual a melhor época para se produzir tal cultura, saber se existem condições no mercado para absorver sua produção, estabelecer a maneira como ira produzir, que tecnologias utilizar, os recursos para diminuir os gastos e por fim avaliar os resultados obtidos com a produção.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.