x

Governança Familiar

Governança Corporativa, ou seja, trata-se de um modelo de gestão, focado na transparência e no envolvimento de todos os Stakeholders (acionistas, empregados, governo e sociedade em geral).

08/04/2013 14:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governança Familiar

A última novidade das grandes incorporações de grande porte e empresas de médio porte do Brasil é implantação de uma gestão voltada para Governança Corporativa, ou seja, trata-se de um modelo de gestão, focado na transparência e no envolvimento de todos os Stakeholders (acionistas, empregados, governo e sociedade em geral).

Mas esta metodologia, não deve e nem pode, ficar restrita somente as Empresas. Devemos implantar este modelo de gestão, também em nossas residências.

Com certeza não deve ser implantada com a mesma burocracia e rigidez, que é fundamental para o sucesso da implantação nas empresas. Mas, podemos simplificar a metodologia para que nossos lares sejam mais tranquilos, e para que toda família consiga atingir seus objetivos como equipe e também a satisfação de cada um de seus integrantes.

Acredito que com a implantação de alguns princípios básicos, podemos consolidar a Governança Familiar em nossos lares. Segue alguns destes princípios e de sua possível adaptação:

  • O tratamento equitativo dos acionistas:

Tratamento igualitário entre as pessoas que convivem sobre o mesmo teto. Os problemas e decisões deve ser comunicado para todos.

  • Os direitos dos acionistas:

Podemos dizer que os acionistas são todas as pessoas, que moram sob o mesmo teto, ou seja, todos tem o direito de opinar sobre quais rumos a família deve seguir.

  • O papel dos terceiros fornecedores de recursos:

Avôs, Avós, tias, genros, empregadas, primas e primos também podem contribuir na gestão da família, no cuidado e na educação dos filhos. Mas sempre tendo um sinalizador de limites, para não prejudicar a independência do núcleo familiar.

  • Acesso e transparência da informação:

As contas da casa, as dificuldades financeiras, as receitas e lucros devem ser informados a todos, mas salientado a necessidade de sigilo da informação para com terceiros. Esta medida irá fazer com que toda a família se comprometa com o controle das despesas e com o papel de cada um.

  • A responsabilidade da diretoria e do conselho de administração:

Este princípio e exclusivo dos lideres da família, sejam eles pai, mãe, irmão ou tia. Estas pessoas em sua grande maioria, conhecem o mercado onde atuam, tem “expertise” para desenhar cenários futuros, também tem “feeling” reconhecer quando o perigo esta próximo.

Espero que esta dica possa ajudá-los na gestão domestica.

Querendo saber mais informações, mande suas dúvidas para [email protected]

Saúde e Sucesso a todos que me leem.

Carlos Renato é Contador
http://twitter.com/Casrenato
http://casrenato.blogspot.com

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.