x

Gerenciar Esperanças, Inovando...

Ano novo; duvidas e dividas, nem tanto! Esperamos por um ano cheio de coisas boas, que a economia do país cresça, que a nossa empresa de cada dia voe diante

02/02/2004 00:00:00

4.605 acessos

Ano novo; duvidas e dividas, nem tanto! Esperamos por um ano cheio de coisas boas, que a economia do país cresça, que a nossa empresa de cada dia voe diante da concorrência e que seja um ano repleto de grandes satisfações. Mudanças ocorrerão, reformas por todos os lados, talvez poucas fazerão jus a palavra, mas tudo bem, a intenção gerará a ação e com certeza a algum lugar chegaremos...(espero que a um bom lugar!).
Há quem diga que o ano novo no Brasil só "começa" depois do carnaval e cada vez mais chegamos a conclusão de que é verdade! Se você não vende: biquíni, sorvete ou purpurina, tenha muita fé e torça pra que o primeiro trimestre passe voando, este pelo qual é denominado de "a ovelha negra" entre alguns empresários. Nesta época o que não pode acontecer de forma alguma, é o individuo gestor deixar tomar conta de si, um desespero maluco e desesperançoso, controle-se, recupere-se das festas de fim de ano, ponha a cabeça no lugar, respire tranqüilamente e olhe pra frente; veja que você não esta sozinho nesta ilha denominada "mercado de espera", e que nadar loucamente até a cidade mais próxima lhe tirará toda energia, e quando a ela chegar, morrerá na beira da praia.
As dúvidas também surgirão, bem como as de um estudante as vésperas do vestibular, onde se pergunta freqüentemente:
- Será que escolhi o curso certo, eu poderia ter escolhido um menos concorrido?! Será?!
Isto acontece quando os resultados não são como você esperava, gerando então inúmeras dúvidas em sua cabeça. Mas o ano só está começando e está difícil pra todos. Logicamente as dúvidas são "geradas" através de um insucesso momentâneo, conseqüentemente este insucesso lhe trará as dívidas, estas sim, lhe tiram o sono, (com o iniciar de um novo ano, elas bem que poderiam começar do zero novamente), para então quitá-las, precisará de muita garra e principalmente estudar suas dificuldades procurando o melhor caminho, verificar o que está faltando para que quando o mercado "acordar", você desperte junto dele. Enquanto o mercado dorme diante do sol e da purpurina, você o estudará e...mãos a obra!

ESTUDE VOCÊ

Você verificando que o mar não está pra peixe, deverá no primeiro momento tranqüilizar-se. Como? Estudando você mesmo. Lembra quando ficaste sentado nas férias, naquela cadeira confortável com uma cervejinha bem gelada ao lado no isopor só vendo o movimento das ondas na beira da praia? Você poderia estar lendo um bom livro junto a este grandioso momento de descontração, descansando a alma e exercitando seus conhecimentos. Momentos de descontração são muito importantes em nossas vidas, mas o profissional que quer destacar-se precisa estar sempre "maquinando" novas descobertas, ou seja, sempre inovando!
Se decidires por buscar novidades a cada minuto que passar, terá que entregar-se profundamente àquilo que almeja; defina seus projetos pessoais, faça uma retrospectiva em sua vida nos últimos meses, anos, etc; mas antes de tudo, esteja de bem consigo mesmo. Se seu filho anda tentando falar com você através do olhar, dê a ele uma oportunidade de expor o problema que o perturba, leve sua filha mais moça para passear e deixe que a mais velha saia com as amigas; não mergulhe para um vagaroso e sofrido afogamento no mar do "stress", não compre brigas e afastamentos dentro de sua própria casa, você precisa de concentração para inovar. Com a cabeça no lugar e a alma tranqüila você logo perceberá o quanto de coisas boas poderá produzir. Relaxe!
Lembra daqueles livros que você tem, aqueles que estão "amontoados" no armário do escritório, ou no porão de sua casa?! Pois é, está na hora de você deixar a pseudo intelectualidade de lado e começar a lê-los, exercite seus conhecimentos, coloque sua atenção direcionada a novas teorias, pensamentos, críticas...enfim, reveja suas formas de pensar, reflita e veja como anda seu "dom", será que um pouco abatido? Acomodado?
Se não regarmos a árvore da vocação, certo estamos que nunca ela irá crescer!!!
Se você não é do tipo, "apreciador" da leitura, aproveite a época e vá à palestras, a "cursos de verão" onde são ministrados a curto prazo. Alugue vídeos, troque idéias etc! Não pare!!! Corra!!! Corra sempre!!!
Para alcançarmos novas metas e conhecermos caminhos e lugares diferentes, não podemos pegar sempre o mesmo trem!!! Está na hora de mudar o itinerário, mude agora, força...

ESTUDE SUA EMPRESA...

Após relaxar consigo mesmo, pense no que poderá ser feito de mudanças na sua organização...O que lhe tornará o número um num mercado competitivo e enlouquecedor como o atual que vivenciamos?? Se você não se importava muito com seus setores internos, comece agora, neste momento, a verificar todos os setores, "entreviste" novamente cada um de seus colaboradores para obter então, a visão que cada um possui da entidade pela qual faz parte e irá lutar, e para você também saber mais de sua equipe, do capital intelectual que dispõe de cada um para as batalhas de mercado!
Verifique seus produtos, seu atendimento, crie um diferencial para que não seja somente mais um em um mercado de "mesmice", inove, sem medo!

ESTUDE O MERCADO!!!

Primeiramente você deverá pesquisar em seu ramo de atividade, qual o concorrente mais forte, ou seja, aquele de "peso" mesmo!!! Procure montar uma equipe, com colaboradores com "olhos de águia", aqueles que captam informações e definições a léguas de distância. Saiba como identificar seu concorrente, seu diferencial no mercado, seus pontos fracos, ou seja, estude-o!!!
Concentre-se em que se diferenciar, o que oferecer de inovação em um mundo que muda com um simples "click" no mouse?! Não adianta você tentar contar estrelas num sol de meio dia ou acender velas debaixo de chuva!! Respire, procure uma solução com tranqüilidade, crie um produto de alta qualidade e destaque.
Para seus clientes, estreite os laços, faça com que se tornem seus fãs, venda conquistas, sonhos, realizações, enfim, venda o que ele quer comprar e não somente o que sua empresa tem para vender!!! Demonstre e crie uma credibilidade, um vínculo com seu cliente, de forma que estejam sempre próximos. Ajude seu cliente a vender! Sabendo que os negócios pra ele estão indo bem, conseqüentemente você também irá lucrar com isso, pois ele retornará a comprar de você com certeza!

Gerencie seus medos, dúvidas e soluções com tranqüilidade e bom senso.Inove! É difícil mas você pode, este será seu maior diferencial no mercado, saber ter uma rica e segura postura diante das dificuldades encontradas, sendo e tendo o reconhecimento por ser uma grande empresa e não somente uma empresa grande!!!
Lembre-se que uma prece faz mais viva as esperanças, portanto, reze e acredite!!!
Você pode!!!

Rodrigo Freitas (Técnico Contábil, CRC/RS 70.097 - Graduando em Ciências Contábeis/ UNISINOS).

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.