x

Espera do resultado do Exame de Suficiência causa ansiedade e angústia entre os candidatos.

A demora na divulgação do resultado e a falta de informação dos órgãos, que muitos consideram como descaso, são alguns dos temas mais comentados nas redes sociais e nos blogs dos estudantes e profissionais contábeis.

09/05/2013 19:23:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Espera do resultado do Exame de Suficiência causa ansiedade e angústia entre os candidatos.

Foram mais de 40.000 inscritos para o Exame de Suficiência 2013.1 organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC e pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, que foi realizado no dia 24 de março deste ano. De lá pra cá muita expectativa e ansiedade na espera da divulgação do resultado final e, consequentemente, numa possível aprovação. Dois dias após a realização da prova, no dia 26 de março, foi divulgado o gabarito preliminar que para alguns foi um alívio, para outros uma decepção, e para muitos foi apenas o começo da angústia e da ansiedade devido à incerteza quanto à aprovação no exame.

Conforme consta no edital e que já é de conhecimento de todos os inscritos, “a relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) e divulgada nos sites do CFC e da FBC em até 60 (sessenta) dias contados a partir da data de aplicação das provas.” Mas, já se passaram 45 dias da realização do exame e nenhum dos órgãos responsáveis se manifestou em relação ao andamento dos recursos e a data em que será divulgado o resultado final, o que vem gerando irritação e angústia por parte de vários candidatos.

A demora na divulgação do resultado e a falta de informação dos órgãos responsáveis, que muitos consideram como “descaso”, são alguns dos temas mais comentados nas redes sociais e nos blogs dos estudantes e profissionais contábeis. Sem contar na dezena de e-mails que muitos deles estão enviando para a FBC e para o CRC. Todos esses respondidos da mesma maneira, mencionando (conforme já citado) o trecho do edital onde consta que o prazo é de até 60 dias da data em que foi aplicada a prova.

Um fato interessante e, um dos motivos de tantos comentários, é que a OAB, que teve sua primeira fase realizada no dia 28 de abril com mais de 124 mil candidatos, já divulgou uma lista dos aprovados. Sem o propósito de fazer algum tipo de comparação entre os órgãos, e nem entre os exames, mas qual seria o motivo de tanta demora na divulgação do resultado? Será que houve tantos recursos com relação ao gabarito preliminar, dificultando assim correção? E existe mesmo a necessidade de se cumprir a rigor o que determina o edital e apenas divulgar o resultado no 60° dia após a realização da prova?

Várias são as dúvidas acerca desse exame de suficiência, e pelo visto poucas serão esclarecidas. A única certeza é que milhares de pessoas continuarão na angústia, ansiedade e expectativa quanto ao resultado final. Cabe agora, aos mais otimistas acreditarem no ditado popular, onde diz que “depois da tempestade vem a bonança”. Desejo a todos, paciência e boa sorte.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.