x

Qualificação comportamental vs qualificação técnica – Qual delas prevalece?

O artigo mostra a relação entre as características comportamentais e técnicas, o que pode ser de grande valia para os profissionais da contabilidade.

14/05/2013 21:32:37

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Qualificação comportamental vs qualificação técnica – Qual delas prevalece?

O Brasil enfrenta a falta de talentos qualificados em muitas profissões, mas esse cenário não se resume apenas no quesito qualificação técnica e envolve também a qualificação comportamental, ou seja, vivemos a falta de talentos com qualificação comportamental no mercado.

Universidades corporativas foram criadas para as empresas qualificarem seus profissionais às necessidades de mercado e isso tem tornado possível formar pessoas com alguns anos de instrução e experiência técnica prática. No entanto, a qualificação comportamental não depende unicamente de um programa de treinamento corporativo, mas de um programa de mudança que antes de tudo se inicia dentro do indivíduo e cuja porta de entrada deve ser aberta por ele próprio.

No mercado atual, existe uma gama de possibilidades para profissionais que desenvolveram habilidades comportamentais tais como: equilíbrio emocional, respeito aos pares, capacidade de transmitir suas idéias, flexibilidade, extroversão, persistência, empatia, energia, capacidade de influenciar outros, habilidade em tomar decisões sob pressão, arte de negociação e muitas outras. Habilidades comportamentais serão em muitos casos o divisor entre uma carreira comum e uma brilhante. Por exemplo, um profissional experiente com amplo domínio técnico que não tenha habilidades comportamentais para exercer cargos de liderança muito provavelmente perderá grandes oportunidades de ascensão profissional.

Se o comportamento é tão importante para os profissionais, porque faltam tantos profissionais com tais habilidades? Eu enumero duas razões: Primeiramente porque as mudanças comportamentais dependem muito da própria pessoa, incluindo os seus próprios conflitos de personalidade, limitando a amplitude do que as empresas podem fazer, afinal de contas não se trata apenas de treinar seus colaboradores. A segunda razão porque nem todos aceitam que seja necessário fazer mudanças e é comum encontrar pessoas com comportamento inadequado que não acham nada de errado nisso.

As características comportamentais das pessoas são decisivas em casos de demissões, mudanças de cargos e crescimento de carreira e tanto os próprios profissionais como os recrutadores que menosprezam a importância da qualificação comportamental sofrerão as consequências por minimizar a importância de um fator determinante hoje em dia. Afinal, entre qualificação comportamental e técnica, qual delas prevalece? No meu entendimento uma complementará a outra, sendo a qualificação técnica um ingrediente para entrar no mercado e a comportamental fundamental para uma carreira de sucesso.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.