Caros contadores e administradores, venho através deste trazer um breve resumo sobre as informações digitais fornecida à Receita Federal do Brasil e os demais Entes da Federação.
Com o implemento de novas tecnologias para facilitar o desenvolvimento das tarefas do cotidiano das empresas e escritórios, a Receita Federal do Brasil juntamente com os demais Entes da Federação, e futuramente (presente) contará com os municípios, também aumentou a exatidão das informações recebidas dos contribuintes.
Essas Informações são recebidas por diversos meios: SPED Contribuição, Sped Fiscal, ECD em breve SPED-IRPJ e e-ECD além do Sped Social entre outros como DIMOF, não podendo esquecer das informações dos cartão de crédito.
Venho ressaltar que hoje a receita federal é capaz de juntar todas essas informações em um grande banco de dados, hoje já é feito isso, e realizar diversos cruzamentos. Entre os cruzamentos destaco o recente feito entre as empresas do Simples Nacional, onde encontrou diversas diferenças entre a receita declarada pela a empresa e as informações fornecida por terceiros. Sem contar com outros tipos de cruzamentos que são feitos.
Em resumo, todos devem ficar atentos às informações já passadas anteriormente e que irão passar. Todas as informações passadas são permanentes e a Receita Federal é capaz de enviar cobranças as empresas sem mesmo sair da "cadeira".
Vamos ficar atentos.