x

A Origem da IFRS

Em todo o mundo grande parte dos países já adota a IFRS, no Brasil a adoção é de 90% das normas. Geralmente as diferenças dos procedimentos locais para os internacionais são determinantes para que os países não adotem a IFRS por completo.

11/10/2013 13:32:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A Origem da IFRS

Em 1973 organismos profissionais de contabilidade de 10 países, com o objetivo de formular e publicar de forma independente um novo padrão de normas contábeis, criaram o International Accounting Standards Committee (IASC). O IASC foi criado na forma de Fundação Independente Sem Fins Lucrativos com recursos próprios provenientes de contribuição de várias organizações internacionais. As normas publicadas por este órgão eram chamadas de International Accounting Standards (IAS) e apesar de terem sofrido várias alterações ao longo do tempo, diversas IAS ainda estão em vigência.

No dia 1 de abril de 2001 foi criado o International Accounting Standards Board (IASB) que assumiu as responsabilidades técnicas do IASC e transformou progressivamente as IAS em novos padrões internacionais. Atualmente, todos os pronunciamentos contábeis internacionais publicados pelo IASB são chamados de International Financial Reporting Standards (IFRS) . As IFRSs, que numa tradução aproximada significa Normas Internacionais de Relatório Financeiro, são conhecidas no meio contábil e financeiro brasileiro por Normas Internacionais de Contabilidade.

Em todo o mundo grande parte dos países já adota a IFRS, entretanto há vários graus de adoção. Fala-se que no Brasil a adoção é de 90% das normas internacionais, na China, por exemplo, esta adoção é bem menor. Geralmente as diferenças dos procedimentos locais para os internacionais são grandes e geram impacto fiscal e isso é um problema determinante para que os países não adotem a IFRS por completo.

No Brasil com a publicação da Lei 11.638/07 que realizou os primeiros ajustes necessários, alterando e revogando dispositivos da Lei 6.404/76 (Lei das S/A), deu-se início a implantação das normas internacionais. Por se tratarem de normas emitidas fora do ordenamento brasileiro e, portanto, para respeitar as relações do direito internacional e o direito interno, o Conselho Federal de Contabilidade através da Resolução nº 1.055/05 criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis como uma entidade autônoma com o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos contábeis sempre convergindo a contabilidade brasileira às normas contábeis internacionais.

Na prática os pronunciamentos do Comitê têm a finalidade de validar os procedimentos internacionais no ordenamento jurídico brasileiro. Atualmente já são mais de 46 pronunciamentos do Comitê e mais 6 orientações que devem ser estudadas e respeitadas no exercício da função do contador em todas as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.