Hoje o novo contexto das empresas demonstra que o capital humano, ou seja, as pessoas é o foco principal se falarmos em vantagem com relação a outras empresas do mercado. O novo desafio das empresas está em torno de como motivar seus talentos, e principalmente como retê-los. Ao conseguir manter um talento a empresa estará tornando-se cada vez mais competitiva no mercado, e com isso em consequência gerando lucratividade.
A gestão de pessoas está totalmente dependente da cultura organizacional da empresa, para que se permeiem as relações dentro das organizações no processo de retenção de talentos. Por isso os benefícios sociais, além dos obrigatórios, devem fazer parte da cultura organizacional da empresa.
Como os benefícios são considerados uma forma indireta de remuneração, as empresas oferecem aos colaboradores de forma que satisfaçam sua vida profissional e pessoal. Para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, algumas empresas optam por oferecer benefícios espontâneos, onde contribui ainda mais para seu desenvolvimento em suas funções, e com isso o retorno às empresas é maior e com mais qualidade, atingindo seu objetivo inicial.
É importante para as empresas ter um bom pacote de benefícios espontâneos, pois garante o nível de satisfação dos colaboradores, com isso eles tendem a ficar mais comprometidos com a empresa e envolvidos nos projetos da mesma.
Atualmente pessoas não são atraídas apenas pelo bom salário, ou pelo cargo oferecido, tudo é posto em uma balança, onde os benefícios são itens de extremo peso. Mas qual a vantagem de se ter bons benefícios sociais, e o que são realmente? Chiavenato (2004, p.335) diz a respeito que, “benefícios sociais são as facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem a seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupação.” A organização com isso ajuda o colaborador a ter menos problemas, pois a empresa oferece a ele de certa forma um auxilio, um respaldo caso aconteça alguma eventualidade. É por isso que os itens mais comuns nos pacotes de benefícios são: assistência médico-hospitalar, seguro de vida em grupo, alimentação, transporte, previdência privada etc. (CHIAVENATO, 2004, p.335).
O ser humano é peça chave em todo processo de melhoria da organização e qualidade do serviço. E é devido a esta peça chave que são inúmeras as vantagens de um bom pacote de benefícios. Com isto a empresa assegura a qualidade de vida do indivíduo, contribuindo para que ele esteja bem em todos os aspectos (físicos, mental, intelectual e espiritual).
A grande importância da adoção de bons benefícios pela organização vem também do impacto sobre a imagem da empresa, pois ela precisa passar de uma maneira geral, e principalmente conseguir reter as pessoas que fazem a diferença dentro da organização, com isso a chamada retenção de talentos.
Manter pessoas talentosas nas empresas deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser segredo de sucesso. São estas pessoas que mantêm grande parte dos resultados positivos da empresa, trazendo a ela inúmeras vantagens. E se estes talentos são valorizados, tendo o seu trabalho reconhecido, passam a ver a organização como fonte de orgulho, sentindo-se fortemente cativados por seu trabalho, dispondo cada vez mais os seus conhecimentos, suas ideias e em consequência trará para a empresa o crescimento, maior rentabilidade, menor custo, uma vez que a retenção gera menor rotatividade, enfim, contribuirá em prol do desenvolvimento da mesma.
Os Benefícios Sociais estão cada vez mais se mostrando fortes aliados para a Gestão de Recursos Humanos, na busca não apenas da retenção de talentos, mas também para a satisfação do empregado e gerando retornos financeiros para a empresa. Sendo que, conforme mostra o mercado algumas pessoas aceitam empregos com salários inferiores aos atuais, mas com um pacote de benefícios mais atraente.
O cargo e o salário oferecido em uma vaga, não são mais a única atração das pessoas, elas analisam os benefícios que os cargos têm agregados, suas oportunidades de crescimento na empresa e como será seu ambiente de trabalho. Os benefícios devem trazer vantagens para a organização e para o funcionário.