RECAPITULANDO
No artigo anterior, enfatizamos:
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A necessidade do Empreendedor ter, ou adquirir, um conhecimento básico de Contabilidade;
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A importância do Planejamento Econômico-financeiro ou Orçamento Empresarial para a prosperidade do empreendimento;
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A funcionalidade e flexibilidade da Contabilidade Gerencial, voltada à tomada de decisões e para o futuro, e finalmente
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Como primeiro passo, a elaboração de uma Previsão de Vendas, mensal, por produtos (volumes e valores), criteriosa e partilhada com as áreas de Venda e Marketing.
Vamos agora, seguindo o processo de planejamento, definir alguns critérios e conceitos para calcularmos os Custos Unitários dos produtos. Para melhor compreensão, cuidaremos dos custos de uma empresa comercial ou de revenda de produtos. Além disso, o Custo das Mercadorias adquiridas, que será utilizado nos exemplos, já estará deduzido de todos os impostos incidentes nas compras. Os aspectos tributários específicos não serão aqui tratados, pois a nossa ênfase é gerencial. Os preços de compra e venda são à vista.
Tendo em mãos o Custo Líquido de cada produto a ser revendido, precisaremos apurar quais as despesas e impostos que a empresa incorrerá pela venda de uma unidade. As famosas despesas variáveis: só existirão se houver a venda.
No nosso exemplo teremos as clássicas:
Antes de continuar, importante constatar que, de cada R$ 100,00 vendidos (Receita Bruta), a empresa “ficará” somente com R$ 73,35, resultado da dedução das despesas variáveis.
O outro dado necessário é o Custo Líquido (já deduzidos os impostos). Para o nosso exemplo será de R$ 10,00. Finalmente, por informação de Marketing, o mercado está disposto a pagar pelo produto o valor de R$ 30,00.
Se a empresa tiver uma linha de produtos, o cálculo do custo unitário deverá ser apurado para todos eles.
O nosso cálculo ficará assim:
Preço de Venda Unit.: R$ 30,00 100,00%
Custo líquido do Produto R$ 10,00 33,33%
Despesas Variáveis R$ 8,00 26,65%
Margem de Contribuição Unit.: R$ 12,00 40,00%
Com esse cálculo simples, “descobrimos” que, de cada $30,00 vendidos, restarão R$ 12,00 como Margem de Contribuição. Explicando de outro modo, a cada venda o produto contribui com $ 12,00 para pagar as despesas fixas da empresa.
Teremos, então, que apurar o total das despesas fixas, antes de finalizarmos o nosso planejamento, que levará em conta, também, os volumes de venda definidos pelo pessoal de Vendas.
Vamos desenvolver o método Custo x Volume x Lucro.
Isso será assunto de nosso próximo artigo.
Grato a todos.
João Eugênio Manetti
Especialista em Controladoria, Contador e Consultor.