Muitas vezes o empresário contábil se sente desmotivado com a profissão, acreditando não ser mais possível obter retorno financeiro justo atuando na área. Alguns já vêm perdendo clientes e receitas, o que parece não ter mais conserto.
Ao refletir sobre este problema observei que a Copa do Mundo de 2014 poderá trazer a inspiração necessária para todos os profissionais, especialmente aos que desejam encontrar “uma luz no fim do túnel”. É só voltar um pouquinho no tempo e lembrar que a seleção brasileira de futebol estava muito desacredita pelo seu povo e já conseguiu melhorar substancialmente este índice.
Claro que as dificuldades ainda são grandes a começar de que a nossa seleção ocupa a 10ª colocação!
Isto mesmo. O país considerado “a terra do futebol” está em 10º lugar, de acordo com o Ranking Mundial da Fifa (http://pt.fifa.com/worldranking/rankingtable/); os nossos campeonatos são mal organizados e conseguem desagradar a todos, inclusive aos jogadores. As obras estão atrasadas e algumas nem sairão do papel. Apesar desses contratempos, os organizadores “enxergam a luz no fim do túnel” e trabalham para que o evento seja um sucesso. Eu acredito que o Brasil não decepcionará.
A Copa do Mundo de 2014 no Brasil serve sim de inspiração, embora muitos estejam tão desacreditados deste mega evento quanto de seus próprios negócios.
O empresário contábil deve, primeiramente, acreditar que o seu negócio pode melhorar e trabalhar para que isto aconteça. Estudar o seu negócio e a concorrência, fazer um bom planejamento, investir tempo e recursos financeiros e, por fim, criar um forte clima de otimismo. Estas são etapas necessárias para a grande virada. Assim, seguramente, a sua empresa irá prosperar e ficará ao lado de tantas outras que já desfrutam do status do sucesso.
Para alcançar o sucesso não precisa ser a melhor empresa do mundo, mas estar entre elas.