x

Empreender requer uma boa dose de otimismo.

O fato é que o mundo precisa de mais otimismo. A mídia produz mais notícias ruins do que boas porque é isso que vende mais. Parece que as pessoas precisam saber que existe gente em situação mais desfavorável para se sentirem melhor

25/02/2014 08:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreender requer uma boa dose de otimismo.

Gosto de trabalhar com empreendedores otimistas. Não falo do otimista sonhador, mas sim, do otimista “fazedor”, que está sempre busca de novas ideias para empreender, sem esquecer de analisar a viabilidade de implantação.

Falo daquelas pessoas que conseguem atrair a atenção de todos ao seu redor, não se deixando intimidar pelos pessimistas de plantão.

Arrisco-me a dizer que o otimismo é uma das principais e mais importantes características dos empreendedores de sucesso. Enquanto todas as demais podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas, o otimismo está enraizado na personalidade da pessoa.

Em meu contato diário com clientes empreendedores, percebo claramente a diferença de atitude daqueles que só reclamam (do governo, concorrentes, clientes, etc.) como forma de justificar suas falhas, daqueles que, apesar de também reclamarem das mesmas coisas, o fazem de maneira ocasional e esporádica, sem aquele incessante tom de murmúrio que não leva a nada.

Não quero dizer que não devemos reclamar das coisas erradas, dos problemas burocráticos, alta carga tributária (temas de diversos artigos que publiquei), mas isso não pode ser utilizado como uma espécie de muleta para justificar e mascarar outros problemas que afligem qualquer empreendimento.

O fato é que o mundo precisa de mais otimismo. A mídia produz mais notícias ruins do que boas porque é isso que vende mais. Parece que as pessoas precisam saber que existe gente em situação mais desfavorável para se sentirem melhor.

Longe de dizer que o simples fato de ser otimista vá garantir o sucesso de seu empreendimento, pois existem muitas outras variáveis envolvidas, tais como: planejamento adequado, capacitação, produto, concorrência, etc. Mas o fato é que pessoas otimistas conseguem lidar melhor com os problemas do dia a dia de um negócio, enxergando oportunidades onde outros só veem problemas insolúveis.

O empreendedor otimista, não reluta em mudar os maus hábitos por medo de que a mudança piore as coisas. Pelo contrário, ele muda em busca de melhores resultados.

O empreendedor otimista, não fica lamentando uma perda eventual, porque ele gosta mesmo é de comemorar as vitórias, pois o que mais importa é o alcance das metas e objetivos. As perdas e derrotas são utilizadas apenas como forma de aprendizado.

O empreendedor otimista, não deixa que as picuinhas do dia a dia lhe tirem o foco dos negócios, pois, com tempo e recursos limitados, ele precisa direcionar sua energia para se dedicar ao que é mais importante e necessário para o sucesso do seu negócio.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.