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Planejamento de Marketing em Mídias Sociais

Estar presente nas mídias sociais, já não é mais um ponto a ser discutido, tão pouco é uma onda ou modismo. Muitos negócios são fechados através das mídias sociais.

07/05/2014 13:55

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Planejamento de Marketing em Mídias Sociais

Estar presente nas mídias sociais, já não é mais um ponto a ser discutido, tão pouco é uma onda ou modismo.

Muitos negócios são fechados através das mídias sociais.

Não importa a ferramenta utilizada no momento (isso mesmo mídias sociais são ferramentas, plataformas) uma empresa, deve sim fazer uso deste recurso e utilizar de forma apropriada para divulgar seus produtos e serviços.

Também deve utilizar para criar um público em torno da sua marca, os chamados seguidores.

Empresas são criadas com o objetivo de resolver problemas ou criar uma necessidade ainda não existente quando um empreendedor vislumbra uma oportunidade. E as mídias sociais são muito úteis para isto: analisar tendências comportamentais, movimentos sociais, opiniões, estilos, etc.

As mídias permitem um contato bem mais próximo com as pessoas, bem mais direto sem intermediários como a televisão, um rádio ou revistas por exemplo.

Muitos empresários acham que mídias sociais são voltadas apenas para bate papos, diversão, namoro, etc. E elas servem também para isso, afinal as “mídias” são “sociais” e existe público com estes objetivos. Mas também servem para o público que deseja fazer negócio!

Mas é possível atender a necessidades tão ambíguas em uma mesma plataforma?

Sim, é possível! E sabe porque?

Porque as “mídias” são “sociais”, formadas por pessoas com as mais variadas necessidades e desejos, somos assim não? Queremos trabalhar, estudar, namorar, fazer negócios…..são as múltiplas facetas de uma pessoa, e isso se reproduz nas redes sociais.

E é isso que os empresários devem procurar entender, para desenvolver um planejamento e encontrar seu público.

A mídia social não é um novo e misterioso tipo de estratégia de marketing.

mídia social é uma ferramenta de comunicação que ajuda as empresas a se envolver com clientes existentes e potenciais em um nível incrivelmente produtivo.

Abaixo cito alguns motivos para sua empresa utilizar as mídias sociais:

  1. A mídia social remove as barreiras entre você, seus clientes e seus concorrentes;
  2. Permite saber o que os clientes estão pensando: os hábitos, interesses e as necessidades de seus clientes – e o que os influencia na hora da compra.
  3. Controla a saúde da marca: pois permite saber como a sua marca é vista, o que os clientes estão dizendo sobre a sua empresa, quem recomenda ou não e o por quê.
  4. Permite vantagem competitiva: você consegue monitorar as atividades de seus concorrentes, reunir informações e descobrir por que um cliente faz negócios com um concorrente e não com sua empresa.
  5. Oportunidades de negócio: em grupos online (que sejam relevantes e com conteúdo útil) é possível identificar ótimas oportunidades de marketing e de relacionamento, aumentando assim o reconhecimento da marca, dos produtos/serviços e a base de contatos.

Em termos administrativos as mídias sociais apresentam custos financeiros iniciais muito reduzidos quando comparados as mídias tradicionais, o que é ideal para pequenas empresas.

Em termos operacionais existem muitas ferramentas gratuitas e fáceis de usar para publicação, monitoramento e medição dos resultados.

Como começar?

Iniciar uma estratégia de marketing em mídia social requer duas coisas básicas: organização e planejamento.

Toda ação deve ter um objetivo pré-determinado!

Além disto deve sempre estar integrado ao seu site/blog corporativo/loja virtual. E alinhado as demais estratégias da empresa.

Lembre sempre que você está tratando com pessoas, que as “mídias” são “sociais” diferente da televisão do rádio, dos jornais e da revistas onde a comunicação ocorre em uma única via, nas mídias sociais a comunicação é uma via de mão dupla e a sua empresa deve:

  • Ouvir;
  • Interagir;
  • Criar presença;
  • Envolver os clientes;
  • Agregar informação útil.

Assim como, em um relacionamento pessoal em que não gostamos de pessoas vazias e sem conteúdo, nas mídias sociais vale o mesmo para as empresas.

E a sua empresa, o que ela tem a dizer para o seu público? Não sabe? Veja 3 ótimas dicas abaixo:

  1. Seja útil e relevante para o cliente: ajude-o, eduque-o, agregue informação;
  2. Crie artigos, apresentações, informativos, imagens, estudos de caso, exemplos, mostre como seus produtos e serviços podem ser aplicados, desenvolva conteúdo de interesse do seu público;
  3. Crie seus próprios canais de mídia social e seja um participante ativo nos sites onde os seus clientes se encontram e os seus produtos são discutidos.

E você já está implantando uma estratégia de mídias sociais para sua empresa?

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