Estar presente nas mídias sociais, já não é mais um ponto a ser discutido, tão pouco é uma onda ou modismo.
Muitos negócios são fechados através das mídias sociais.
Não importa a ferramenta utilizada no momento (isso mesmo mídias sociais são ferramentas, plataformas) uma empresa, deve sim fazer uso deste recurso e utilizar de forma apropriada para divulgar seus produtos e serviços.
Também deve utilizar para criar um público em torno da sua marca, os chamados seguidores.
Empresas são criadas com o objetivo de resolver problemas ou criar uma necessidade ainda não existente quando um empreendedor vislumbra uma oportunidade. E as mídias sociais são muito úteis para isto: analisar tendências comportamentais, movimentos sociais, opiniões, estilos, etc.
As mídias permitem um contato bem mais próximo com as pessoas, bem mais direto sem intermediários como a televisão, um rádio ou revistas por exemplo.
Muitos empresários acham que mídias sociais são voltadas apenas para bate papos, diversão, namoro, etc. E elas servem também para isso, afinal as “mídias” são “sociais” e existe público com estes objetivos. Mas também servem para o público que deseja fazer negócio!
Mas é possível atender a necessidades tão ambíguas em uma mesma plataforma?
Sim, é possível! E sabe porque?
Porque as “mídias” são “sociais”, formadas por pessoas com as mais variadas necessidades e desejos, somos assim não? Queremos trabalhar, estudar, namorar, fazer negócios…..são as múltiplas facetas de uma pessoa, e isso se reproduz nas redes sociais.
E é isso que os empresários devem procurar entender, para desenvolver um planejamento e encontrar seu público.
A mídia social não é um novo e misterioso tipo de estratégia de marketing.
A mídia social é uma ferramenta de comunicação que ajuda as empresas a se envolver com clientes existentes e potenciais em um nível incrivelmente produtivo.
Abaixo cito alguns motivos para sua empresa utilizar as mídias sociais:
- A mídia social remove as barreiras entre você, seus clientes e seus concorrentes;
- Permite saber o que os clientes estão pensando: os hábitos, interesses e as necessidades de seus clientes – e o que os influencia na hora da compra.
- Controla a saúde da marca: pois permite saber como a sua marca é vista, o que os clientes estão dizendo sobre a sua empresa, quem recomenda ou não e o por quê.
- Permite vantagem competitiva: você consegue monitorar as atividades de seus concorrentes, reunir informações e descobrir por que um cliente faz negócios com um concorrente e não com sua empresa.
- Oportunidades de negócio: em grupos online (que sejam relevantes e com conteúdo útil) é possível identificar ótimas oportunidades de marketing e de relacionamento, aumentando assim o reconhecimento da marca, dos produtos/serviços e a base de contatos.
Em termos administrativos as mídias sociais apresentam custos financeiros iniciais muito reduzidos quando comparados as mídias tradicionais, o que é ideal para pequenas empresas.
Em termos operacionais existem muitas ferramentas gratuitas e fáceis de usar para publicação, monitoramento e medição dos resultados.
Como começar?
Iniciar uma estratégia de marketing em mídia social requer duas coisas básicas: organização e planejamento.
Toda ação deve ter um objetivo pré-determinado!
Além disto deve sempre estar integrado ao seu site/blog corporativo/loja virtual. E alinhado as demais estratégias da empresa.
Lembre sempre que você está tratando com pessoas, que as “mídias” são “sociais” diferente da televisão do rádio, dos jornais e da revistas onde a comunicação ocorre em uma única via, nas mídias sociais a comunicação é uma via de mão dupla e a sua empresa deve:
- Ouvir;
- Interagir;
- Criar presença;
- Envolver os clientes;
- Agregar informação útil.
Assim como, em um relacionamento pessoal em que não gostamos de pessoas vazias e sem conteúdo, nas mídias sociais vale o mesmo para as empresas.
E a sua empresa, o que ela tem a dizer para o seu público? Não sabe? Veja 3 ótimas dicas abaixo:
- Seja útil e relevante para o cliente: ajude-o, eduque-o, agregue informação;
- Crie artigos, apresentações, informativos, imagens, estudos de caso, exemplos, mostre como seus produtos e serviços podem ser aplicados, desenvolva conteúdo de interesse do seu público;
- Crie seus próprios canais de mídia social e seja um participante ativo nos sites onde os seus clientes se encontram e os seus produtos são discutidos.
E você já está implantando uma estratégia de mídias sociais para sua empresa?