x
CONTEÚDO artigos

Plano de Contas: Saiba Porque Ele É Tão Importante Para Uma Empresa…E Aprenda A Criar Um!

Entenda o que é um Plano de Contas e porque sua elaboração é tão importante para qualquer empresa. Saiba porque um plano de contas é essencial para os controles internos de uma organização e aprenda como elaborar um plano próprio para sua empresa.

30/07/2014 11:14:42

95 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

 

Plano de Contas

O Que É Um Plano De Contas E Para Que Serve?

 

Se você conhece, tem o prazer de trabalhar ou pelo menos tem contato com algum relatório contábil (balancete, razão, diário, DRE, etc.) em sua atividade profissional diária, já deve ter percebido que existem diversas contas distintas que representam as movimentações ou transações ocorridas na empresa como caixa, bancos, estoques, salários a pagar, etc.

Plano de Contas ou Elenco de Contas é o conjunto de TODAS as contas existentes em determinada empresa, ou seja, o conjunto de contas deve abranger todo tipo de fato ou acontecimento que ocorre na empresa.

Para que um plano de contas alcance todos os fatos de uma empresa é necessário que se elabore um plano específico para cada empresa em questão, em virtude de que cada empresa possui particularidades em função de seu ramo, tamanho, atividade, mercado, localidade, etc.

O Plano serve como base para que a contabilidade norteie seus trabalhos de registros dos fatos a atos referentes à organização, chamado de escrituração contábil. Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos.

Quais São Os Principais Objetivos De Um Plano De Contas?

Podemos citar como principal objetivo de um plano de contas o de parametrizar os registros da organização dentro de normas de conduta aceitável. Mas também podemos citar alguns outros objetivos fundamentais:

  • Conduzir os registros contábeis para que estejam de acordo com os princípios de contabilidade e as normas para elaboração de balanços patrimoniais e demais demonstrações;
  • Prover a administração da entidade e todos os demais usuários com informações necessárias;

Como vimos, existem alguns objetivos essenciais para que uma empresa elabore um bom plano de contas. Atender tanto a agentes internos quanto agentes externos tornou-se imprescindível e uma empresa com suas informações bem estruturadas tende a evoluir com maior facilidade.

Mas para elaborar um plano de contas que será claro, objetivo e fonte de informação este deve seguir algum formato ou sequência. Sim, imagine que existem empresas com centenas de contas existentes em seus Elenco de Contas.

Mas como manter tudo isso organizado e de leitura compreensível?

Primeiro é necessário que entendamos um pouco sobre as contas do balanço patrimonial e sua estrutura básica. Se você que entender um pouco mais sobre balanço patrimonial sugiro que leia esse texto, http://www.checklistdeauditoria.com.br/balanco-patrimonial/#more

Entendido um pouco sobre as contas contábeis, suas funções e posição dentro do balanço podemos tratar sobre o formato prático de um plano de contas.

Como Deve Ser a Estrutura De Um Plano De Contas?

Este deve ter uma estrutura em “árvore” com níveis e subníveis como mostra a ilustração abaixo:

  1. Primeiro Nível

             1.1    Segundo Nível

                        1.1.1 Terceiro Nível

                                  1.1.1.1 Quarto Nível

 

Em uma caso prático e real de contas contábeis presentes em qualquer empresa teríamos um plano nesse formato:

 

  1. Ativo

             1.1    Ativo Circulante

                        1.1.1 Disponibilidades

                                               1.1.1.1 Caixa

                                               1.1.1.2 Banco

 

É importante compreender que as contas do plano devem seguir a ordem de contas conforme a estrutura observada no balanço patrimonial, sendo que:

1 – ATIVO

2 – PASSIVO

3 – RECEITAS

4 – DESPESAS

 As Normas Brasileiras de Contabilidade convergidas às IAS – Normas Internacionais de Contabilidade determinam qual o padrão para elaboração de planos de contas contábeis e este padrão você encontrar completo neste link: http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=padron5

Nele você encontrará a relação completa das contas previamente estabelecidas, sua estrutura dentro do plano padronizado, a explicação e conceituação de cada conta, sua função e forma de contabilização.

Este conteúdo está completo no que tange a elaboração de um plano de contas para sua empresa e se você quer algum plano de contas como referência pode consultar o Plano de Contas Referencial disponibilizado pela própria Refeita Federal. http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=padron-rfb

 

Espero que este pequeno artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre esta ferramenta indispensável para a contabilidade e a empresa como um todo. Acredito que os links mencionados possuem conteúdo completo para o aprofundamento no tema e principalmente como guia para elaboração do seu próprio Plano.

 

 

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.