De um lado estão os brasileiros, insatisfeitos com a alta carga tributária, o mau gerenciamento das receitas públicas e como consequência, a insatisfação da população em relação à suas necessidades. Do outro está o Governo, gerando despesas altíssimas (muitas vezes desnecessárias), arrecadando cada vez mais e o aumento da corrupção no País, principalmente entre os políticos que tem aumento ultimamente.
Diante disso, surge o questionamento: Se faz mesmo necessário a criação de uma
reforma tributária no País?
Vamos refletir... Na década de 60 foi implementado o Sistema Tributário, o qual teve o objetivo “a elevação da receita para solucionar o problema de déficit fiscal” e a estimulação dos investimentos, e a redução no número de impostos.
Agora surge mais um questionamento:
foi reduzida a quantidade de impostos, isso é fato, contudo, a carga tributária aumentou ou diminuiu?
O IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação publicou em 2013 que o Brasil alcançou a 12ª posição no ranking de maior carga tributária no mundo, perdendo para os países europeus altamente desenvolvidos.
“Se é para o Brasil ser comparado aos países europeus, que não seja apenas no percentual elevado de sua carga tributária, mas sim e, primordialmente, na qualidade de serviços públicos prestados” - Sérgio Longen – FIEMS
O maior problema visto não é alta carga tributária e, sim a falta de retorno à população. O que o Governo tem feito com as receitas públicas? Tem atendido as necessidades dos brasileiros?
“O problema é o retorno, que é pior do que em países como Argentina e Uruguai, que têm cargas menores, mas oferecem melhores serviços”, destaca o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.
Se a população paga caro de impostos, tem-se o direito à educação, saúde, habitação, segurança e boas estradas. O que se pode ver é que está cada vez mais precária no Brasil.
Esta situação provoca revolta e manifestações, muitas vezes agressivas, pois, o Governo, insiste em querer calar os cidadãos. Esquecem que todos possuem o direito a livre expressão (desde que não esteja em anonimato), e usam da força de policiais (que deveriam estar prestando segurança para a população) pra atacar nos atacar.
“Tudo isso que estamos vendo nas ruas é reflexo do dinheiro mal usado. A carga tributária tinha que ser mais justa e os serviços mais eficientes”, ressalta o Professor Valter Victoriano, da Fumec.
Diante de tudo isso. Pode-se notar que não é preciso uma reforma tributária, mas, uma reforma dentro do Plenário e de uma conscientização de quem pretende governar nosso País.
A reforma tributária irá influenciar muito na economia brasileira, o que ao invés de uma redução na carga tributária, pode-se ter um aumento significativo da mesma. Neste caso, cuidado com o que você deseja.