x

Novo e Significativo Avanço Cultural no Mundo Contábil de Idioma Português

Novo e significativo passo à frente foi dado para a integração cultural contábil dos Contadores de países de idioma português. Em Assembléia reunida em

09/11/2006 00:00:00

2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Novo e significativo passo à frente foi dado para a integração cultural contábil dos Contadores de países de idioma português.

Em Assembléia reunida em Lisboa, no dia 3 de novembro último, perante mais de 4.000 profissionais, pela primeira vez na História operou-se um compromisso de correlação e apoio de desenvolvimento cultural integrado dos assuntos ligados á Contabilidade abrangendo vários continentes onde se fala o idioma lusitano.

A iniciativa da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, sob a liderança do Prof. António Domingues Azevedo, contou com a plena adesão do Brasil na pessoa da presidente do CFC Professora Maria Clara Cavalcante Bugarin.

A mesa dos trabalhos da primeira reunião foi presidida pelo Professor Doutor Antônio Lopes de Sá e foi composta por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Porto Príncipe, Portugal e Timor Leste.

O Brasil não só teve o destaque de presidir o importantíssimo ato como de ter ainda como representante, proferindo um pronunciamento valoroso o Professor Antônio Marangon, Presidente do SESCON de São Paulo e da Junta Comercial deste Estado.

Houve um compromisso de instituição da COMUNIDADE CONTABIL DE LINGUA PORTUGUESA e a segunda reunião, de acordo com proposta da Presidente do CFC, professora Maria Clara, deverá ocorrer em 2007, em Brasília, no evento do IX PROLATINO - Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino.

Ficou ainda decidido, em acordo feito entre o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Conselho Federal de Contabilidade, Fundação Brasileira de Contabilidade e Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal que toda a Comunidade Contábil de Língua Portuguesa participará do Prêmio Internacional de Contabilidade Professor Doutor Antônio Lopes de Sá.

O lançamento do Prêmio referido foi lançado em nível internacional em Lisboa, na ocasião, com a presença das autoridades significativas já aludidas, ocasião em que se distribuiu o Regulamento do mesmo e o material de difusão.

A institucionalização da Comunidade como coordenação e o Prêmio como estimulo para a pesquisa são fatores positivos que muito enriquecem, de forma prática, a disciplina contábil, abrindo novas portas para o desenvolvimento e prestígio de nossa cultura.

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, criador do Prêmio Internacional de Contabilidade Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, compareceu ao evento de Lisboa, tendo como representantes de seu Conselho Diretor a professora Sandra Maria de Carvalho Campos e o superintendente Contador Rogério Marotta.

Antônio Lopes de Sá

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>