Todo empresário necessita de informações precisas e confiáveis para gerir o seu negócio. Sabemos que há inúmeras informações para as empresas comerciais e industriais, mas são poucas para as empresas de serviços. Infelizmente, este número é ainda menor para as empresas de contabilidade.
Se você está cansado, desmotivado, conformado com as dificuldades e prefere “trabalhar do jeito que dá” deve parar de ler agora este artigo, pois irá considerá-lo enfadonho. Mas se você faz parte do outro time, daqueles que procuram alternativas para ultrapassar quaisquer obstáculos, independentemente do tamanho ou do perigo, mesmo se for necessário construir o futuro, então continue a leitura. Ao final, se desejar, recomende aos colegas contabilistas.
Qual é o índice aceitável de inadimplência? Qual o lucro líquido médio? A empresa contábil média está constituída por quantos funcionários e qual é a idade deles? Qual é faturamento anual? Quantos clientes possui? Qual é o software mais utilizado? Qual é o salário médio? Quanto representam os gastos fixos? Quantas contrataram o seguro de responsabilidade civil e já precisaram utilizar?
A Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis (PNEC) apresentará estas e muitas outras respostas. Sabemos que as possibilidades permitidas pela informação atualizada e qualificada são sempre benéficas às empresas, inclusive as comparações de desempenho. Conhecer os gargalos da nossa empresa em relação aos colegas permite a busca de auxílio para o aprimoramento e consequente maximização da lucratividade.
Convoco todas as entidades sindicais e associações da classe, as subseções do Conselho Regional de Contabilidade, as universidades e os colegas empresários contábeis a intensificar esforços na divulgação da 2ª edição da PNEC, a fim de atingirmos o objetivo de mil questionários respondidos. O link, que pode ser indicado a todos os empresários contabilistas, é http://goo.gl/WAcOSd.
Os que desejarem publicar o link da pesquisa em seu site poderão solicitar a logomarca pelo e-mail disponível no site gilmarduarte.com.br. Os resultados serão publicados em abril de 2015 e todas as entidades que contribuírem ativamente com a divulgação poderão receber os dados separadamente da sua região.
Ajude-me a escrever a história das empresas contábeis no Brasil.
Muito obrigado.