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26
Sep 2018
02:16

artigo

Atenção ao se cadastrar pela primeira vez no seguro desemprego online

O requerimento de seguro desemprego desde o dia 01/04/15 é online, porém o cadastro necessita de alguns cuidados, nesse artigo esclareço alguns pontos de dúvida.

16/04/2015 16:09

26.310 acessos

Desde o dia 01 de abril de 2015 entrou em vigor a medida do Codefat que torna obrigatório o envio do requerimento do seguro desemprego pela internet, ou seja, os formulários (guia marrom e guia verde) não serão mais aceitos.

O seu escritório já está preparado?

Muitas dúvidas estão surgindo com relação ao processo, como por exemplo, se é necessário certificado digital, qual o site do governo, entre outros... alguns pontos do cadastro necessitam de atenção para evitar maiores transtornos e necessidade de retificar dados no MTE.

1 - Cadastrar o gestor cliente

Precisa ter os dados da empresa, um email de contato (esse email não poderá ser usado por outro cadastro) e também o nome do sócio perante a receita e o seu CPF;

2 - Cadastrar o gestor escritório

Também é necessário que exista um gestor que vai fazer o uso, exemplo escritório de contabilidade, esse cadastro precisa ser feito antes de realizar a procuração;

3 - Senha de acesso

Você receberá no email cadastrado a senha de acesso, se for para o cliente ele precisará informar o escritório, por isso é importante que o email cadastrado seja um email válido;

4 - Acesso ao sistema

Com a senha você deverá acessar a página novamente, e nesse ponto é importante saber se o cliente tem certificado digital ou não;

Se tiver certificado digital: deverá clicar na opção COM certificado digital, usar o usuário e senha cadastrados.

A vantagem do certificado digital é que você poderá fazer o requerimento do seguro online e também fazer procuração para o escritório.

Se não tiver certificado digital: deverá clicar na opção SEM certificado digital, usar o usuário e senha cadastrados.

Porém sem o certificado, não será possível gerar o requerimento do seguro, e para realizar procuração para o escritório será necessário levar ao MTE a procuração e aguardar alguns dias.

Essa procuração é disponibilizada por dentro do site após realizar o cadastro.

Podemos afirmar que a empresa cliente não é obrigada a ter certificado digital, mas quem for realizar o requerimento online deverá ter certificado, pode ser uma pessoa jurídica com eCNPJ ou uma pessoa física com eCPF.

Nós desenvolvemos um eBook com o passo a passo desse processo porque apesar de ser simples possui muitos momentos em que é necessário ter atenção com a informação que for informada.

Erros mais comuns:

- Cadastrar gestor com o email do contador: se ocorrer isso o escritório contábil não poderá cadastrar o seu escritório como gestor pois o email já foi usado

- Cadastrar o nome do operador no cadastro de gestor: é importante cadastrar o nome do sócio perante a Receita, na dúvida verifique o CNPJ

Espero que esse artigo tenha auxiliado a esclarecer as dúvidas iniciais dessa novidade no nosso dia a dia.

Participe nos comentários, deixa sua opinião.

Escrito por

Eder Silveira

Empreendedor graduado em administração de empresas. Diretor da Eficaz Folha de Pagamento, empresa especializada em Gestão da Folha de Pagamento para escritórios de contabilidade. www.folhaeficaz.com.br

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