x

Será mesmo possível abrir uma empresa em 24 horas?

Na busca por clientes, muitos contadores utilizam-se do chamariz “ABRIMOS SUA EMPRESA EM 24HS”, mas será mesmo possível isso?

21/10/2015 14:32:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Será mesmo possível abrir uma empresa em 24 horas?

De fato que muito já foi feito para desburocratizar a abertura de empresas no Brasil. Levavam-se em média 30 dias para se ter apenas o número de CNPJ, isso até meados dos anos 2.000. Atualmente temos implementado na grande maioria dos municípios de São Paulo o Via Rápida Empresa com o Sistema Integrado de Licenciamento, sistema em que a Junta Comercial viabiliza um convênio com a Receita Federal de coleta de dados para o registro empresarial, isto facilitou e diminuiu consideravelmente o tempo que se leva para ter o CNPJ. Mas os empresários, sejam eles pequenos, médios ou grandes, devem se atentar a esta promessa de ter sua empresa aberta em 1 dia. Aos olhos de um leigo, esta oferta pode parecer uma coisa que na realidade não é.

Posso dizer que ter um CNPJ em 24 horas é sim possível, mas ter tão somente o CNPJ não significa ter uma empresa pronta para operar.  

No estado de São Paulo, alguns escritórios da Junta Comercial, mediante pagamento de taxa extra, emitem o CNPJ em 24 horas, porém, somente esta etapa cumprida ainda não permite ao empresário, entre outras coisas, emitir notas fiscais, nem de vendas e nem de serviços por não ter ainda sua empresa aberta e regularizada no Estado e no Município, processos estes que demoram em média 15 dias, dependendo da disponibilidade dos órgãos públicos.

Sua empresa somente estará aberta completamente e corretamente após o aval de todos os órgãos, Receita Federal, Junta Comercial, Estado e Município

O único tipo jurídico no Brasil que atualmente leva-se menos de 24 horas para abrir estando regularizado em todos os órgãos no mesmo momento em que se recebe o nº do CNPJ, é o MEI e ainda assim com ressalva pois há a necessidade, em São Paulo, de cadastrar e desbloquear presencialmente a senha WEB para poder emitir notas fiscais de serviços caso seja necessário ao MEI. Fora este, nenhum outro tipo de empresa estará pronta para operar em 24 horas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.