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Estratégias Competitivas Empresariais

29/07/2007 00:00:00

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Estratégias Competitivas Empresariais

Há três abordagens estratégicas genéricas, destinadas a enfrentar as cinco forças competitivas de Michael Porter (ver meu artigo O Futuro de Seu Negócio - Evoluindo no Tempo) que atuam em um mercado qualquer e que podem ser utilizadas de forma isolada ou combinada*:
1. Liderança no custo total
2. Diferenciação
3. Enfoque

Para obter-se a liderança no custo total, a empresa necessita centralizar seus esforços no controle e redução dos custos e das despesas gerais, além da, nas palavras de Porter , "construção agressiva de instalações em escala eficiente". É imprescindível notar que áreas como pesquisa e desenvolvimento (P&D), assistência técnica, vendas e outras áreas estratégicas não podem ser prejudicadas nesse esforço de redução de custos.

A estratégia de diferenciação, por sua vez, tem como base a criação de alguma característica que só seu produto possua, quando for comparado a outros da indústria em que atua.

Por fim, a estratégia de enfoque leva em consideração o foco de atuação sobre "um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico", nas palavras de Porter. A idéia é atender muito bem o grupo escolhido.

Vale lembrar que não é fácil implementar e ter sucesso na implantação dessas estratégias. Há riscos, como em tudo na vida, exigindo compromisso contínuo com a estratégia que for "alvo primário", e os esforços destinados a suas implementações exigirão "diferentes recursos e habilidades" para obtenção do sucesso. Além do mais, é horrível para uma empresa situar-se no meio-termo em questões estratégicas, ou ficar pulando de uma estratégia para outra, o que quase sempre acaba mal.

É importante também ter em mente que dificilmente uma empresa poderá atuar nas três estratégias simultaneamente, devendo, portanto, escolher uma como alvo principal e investir os esforços em sua excelência. Se puder investir nas outras duas também, ótimo, sem permitir, entretanto, que se prejudiquem mutuamente.

E não se esqueça: um executivo ou empreendedor precisa ter visão ampla da empresa, a fim de planejar estrategicamente a médio e longo prazo. Resultados geralmente não são obtidos da noite para o dia.


Nota:

 Cinco Forças de Porter:

Mercado (concorrentes já existentes)
Clientes
Fornecedores
Produtos Substitutos
Novos Entrantes (novos concorrentes)
* Fonte: Estratégia Competitiva - Michael E. Porter.


Henrique Montserrat Fernandez é Administrador de Empresas com pós-graduação em Análise de Sistemas e MBA em Tecnologia da Informação / E-management pela FGV/RJ. Com 29 anos de atuação profissional, trabalhou em empresas de médio e grande portes, tais como Grupo Bonfiglioli, Copersucar e SENAC, entre outras. Foi Gerente de Sistemas e Métodos da Zanthus, tradicional fabricante de Terminais Ponto de Venda, onde atuou por mais de seis anos. Foi também professor universitário na década de 90, além de possuir vasta experiência em treinamento empresarial. É especialista nas normas ISO 9000, sendo Lead Auditor pela Perry Johnson Inc., desenvolvendo, inclusive, softwares para essa área. Atual Diretor da Zamplex Consultoria, é autor do livro "Evitando a Falência - Garanta o Sucesso de Seu Negócio" (www.zamplex.com.br), além de escritor de vários artigos sobre gestão empresarial.

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