x
CONTEÚDO artigos

Acorde Contador

INTRODUÇÃO Na atualidade, o alto índice de "mortalidade" dos novos negócios abertos no Brasil, se torna necessário o entendimento das causas que

28/06/2007 00:00:00

5,4 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

INTRODUÇÃO

Na atualidade, o alto índice de "mortalidade" dos novos negócios abertos no Brasil, se torna necessário o entendimento das causas que justificam esse entrave. O insucesso pode estar ligado ao mal desempenho da economia, à falta de capital de giro disponível para o negócio, à concorrência predatória e até mesmo ao cenário político vigente.
Daí percebeu-se que o diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram e o grau de satisfação do cliente que consequentemente veio a figura do contador.

DESENVOLVIMENTO

De fato, o maior causa dos insucessos das empresas em nosso país está ligado diretamente à falta de uma eficiente habilidade administrativa organizacional, contábil, financeira, jurídica, tecnológica e mercadológica do novo empreendedor ou empresário, onde este assumi altos riscos, não identifica oportunidades, não tem conhecimento, organização, independência, toma decisões equivocadas e imprecisas, não tem um planejamento formado ou um plano de negócio e muito menos um tino ( aptidão ) empresarial, motivo pelo qual se torna cada vez mais necessário a presença do contador moderno.

Cabe enfatizar que o contador moderno não é mais aquele que apenas apura imposto, preenche vias de pagamentos, de arrecadação, que escritura livros ou faz lançamentos, isto é coisa do passado.

A visão do contador atual está em processo latente de mudança, onde chegou a concepção de que precisa possuir e agregar conhecimento no seu ofício, além de dominar o processo de gestão empresarial, como consultor, um especialista em planejamento tributário e em análise financeira, para só assim diminuir as mortalidades da empresas em nosso nicho global.

Ou seja, hoje a função do contador dentro de uma empresa é a de um analista contábil, que interpreta, orienta e dá suporte ao processo de tomada de decisões, onde existe a preocupação de atender e de fornecer dados importantes para as decisões são mais presentes do que apenas a prestação de serviços contábeis voltados para área burocrática.

A alta carga tributária está fazendo com que o profissional contábil mantenha-se atualizado para as obrigações e direitos dos usuários, até porque a informação deve ser fator decisivo no processo decisório.

Mas, apenas isto não basta, porque não adianta nada em tomar uma decisão se os relatórios contábeis não estão condizentes com a realidade da entidade.

É importante que o profissional contábil tenha consciência em atender as Leis, normas e a Legislação no seu labor.

Atendendo os preceitos legais da profissão cabe ao contador inovar sua prestação de serviços, até porque a área de atuação do profissional é bastante ampla onde oferece inúmeras alternativas de trabalho, estas oportunidades só serão conquistadas por profissionais que tenham: ética, conhecimento de sua área de atuação, flexibilidade e habilidade de negociação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O propósito principal deste artigo de cunho acadêmico bibliográfico é mostrar com a real nitidez que a presença do contador é cada vez mais necessário para sociedade e para as entidades.

Porém, o mesmo dever estar apto com as exigências e as necessidades do mercado trabalho não podendo mais apenas dedicar exclusivamente a sua profissão trancado no escritório, tem que atualizar-se constantemente na sua profissão e áreas afins além de visitar pessoalmente seus clientes para só assim atender a necessidade deste.

Enfim, o verdadeiro papel do contador, em quaisquer azienda seja pública ou privada é de interpretar, analisar, e tentar garantir a sobrevivência das entidades, evitando desemprego, desigualdade social, violência, corrupção.

Marcelo Rangner

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.