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A contabilidade de baixíssimo valor.

Hoje muitas pessoas contratam serviços contábeis pelo preço, e diante dessa realidade surgiu a contabilidade online, cujo maior atrativo é oferecer serviços por valores baixíssimos. Mas será que vale a pena?

05/01/2016 07:56:32

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A contabilidade de baixíssimo valor.

Hoje vemos muitas pessoas contratando serviços profissionais pelo preço, não se importando com a qualidade dos serviços prestados, e diante dessa realidade surgiu a contabilidade online, cujo maior atrativo é oferecer serviços por valores inferiores a cinquenta reais. Mas será que vale a pena?

Para que esse modelo de negócio funcione é necessário criar uma plataforma digital na nuvem onde quem fará praticamente todo o trabalho é o cliente, inserindo informações que vão gerar os lançamentos no sistema e serão a base para escrituração contábil, fiscal, e de departamento de pessoal, e as guias de impostos. Tudo isso sem a assistência de um profissional especializado para conferir e orientar da forma correta como tem que ser realizado. E como o cliente é quem coloca as informações, mesmo sem estar preparado para isso, sem entender as implicações e como afetarão o resultado da empresa, o cliente é o único responsável, a empresa online se respalda no contrato de prestação de serviços que a responsabilidade é integral do cliente. Sem contar com os serviços externos que também serão realizados pelo próprio cliente, como ir em repartições públicas, etc. Caso tenha dúvidas, ou ele procura na ajuda do sistema, onde há perguntas e respostas previamente realizadas, ou abri um chamado onde terá a resposta em alguns dias, e esse suporte responderá do jeito que tiver a pergunta, sem entrar em maiores detalhes, para entender a dúvida do cliente, não há uma linha de comunicação direta, tipo telefone, Skype, ou até mesmo whatsApp onde o cliente pode conversar com um profissional especializado, atualizado e experiente, que pode entender a dúvida do cliente e respondê-la com coerência e objetividade.

Além do exposto acima, nesse modelo de negócio, o contrato prevê o pagamento de doze mensalidades e caso o cliente não queira mais continuar nesse sistema, por qualquer motivo, como por exemplo, não se adaptou, ou não gostou, ele tem que pagar uma multa com valor alto, também prevista em contrato.

Eu entendo que hoje sem a tecnologia não conseguimos fazer muita coisa no meio contábil, são muitas obrigações acessórias, os prazos são curtos,  as multas por entregas fora de prazo, também são altíssimas, e temos que utilizar a tecnologia ao máximo possível, para reduzir custos, aumentar a produtividade, realizarmos serviços com qualidade, mas entendemos também que na área contábil, a tecnologia por melhor que seja, não substitui o olhar clínico do profissional especializado, que numa análise descobre erros, ou indícios de erro ou falta de informação, ou informação incompleta e sugere mudanças, orienta o cliente e explica os riscos de determinada ação, ou a falta dela, e quer fazer da maneira correta para evitar problemas futuros para o cliente.

O barato pode sair caro, mas o cliente tem toda a liberdade para escolher aquilo que acredita ser o melhor para sua empresa, e assumir os riscos e consequências dessa escolha.

Boa sorte.

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