Parabéns sua empresa venceu algumas etapas muito importantes: atraiu o público alvo, despertou o interesse dele em conhecer o seu negócio e as soluções e enfim ele aceitou fechar negócio com a sua empresa!
Então agora todos estão felizes para sempre? A resposta é NÃO!
É a partir desse negócio fechado que se abre um mundo de possibilidades positivas ou não:
- Este cliente voltará a comprar da sua empresa?
- Como está o pós venda?
- Ele saiu satisfeito?
- Irá gerar novas recomendações?
- Suas expectativas em relação à empresa e os produtos foram atendidas?
É a partir da compra, do negócio fechado, que entra a fase do ENCANTAMENTO, onde sua empresa deverá conquistar várias vezes o mesmo cliente!
Mas não devo agora investir nos outros? Naqueles que ainda poderão comprar da minha empresa?
Claro que sim!
Mas o custo para adquirir novos clientes é bem mais elevado do que estimular compras de um cliente que já faz parte da sua carteira!
Mas como irei encantar este cliente? Fazendo tudo que foi realizado desde o início para atraí-lo e despertar seu interesse. Ficou em dúvida sobe o que fazer? Leia novamente os artigos anteriores:
- Força de Vendas – Parte 1: A nova forma de vender
- Força de Vendas – Parte 2: Preparando sua estrutura de vendas
- Força de Vendas – Parte 3: Conquistando o interesse das pessoas
- Força de Vendas – Parte 4: Conquistei o cliente e agora?
Depois da venda, do negócio fechado você não pode abandonar o cliente, parece algo infantil dar essa dica, mas é o que acontece com muitas empresas, depois da venda a assistência para o cliente é zero!
Um cliente com zero de atenção reflete em zero de novas compras e zero de recomendações. Em compensação as reclamações não terão limites, ele sempre irá falar mal da sua empresa.
Mantenha este cliente sempre informado sobre o que está acontecendo com a sua empresa: enviee-mail marketing, sms, ofertas, e descontos só para ele.
Comunicação e relacionamento são a chave para o encantamento do cliente!
Mas muita atenção: tudo isso deve ser recheado por um serviço ou produto de qualidade, onde a busca da excelência esteja no DNA das pessoas que compõe a empresa, e em todas as etapas: da captação, passando pelo atendimento até chegar ao pós venda.