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Precificação dos serviços contábeis uma lacuna que precisa ser preenchida.

Por muito tempo tinhamos a ideia de que contadores não poderiam ter tabelas de honorários próprias.

29/03/2016 11:44:24

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Precificação dos serviços contábeis uma lacuna que precisa ser preenchida.

Por muito tempo nós profissionais da área da contabilidade, ouvimos que a palavra aviltamento de honorários é errado, e assim seguimos com essa ideia na mente que não devemos baixar preço, não devemos ter tabelas próprias, enfim que não devemos isso ou aquilo, caso contrário seríamos pegos pelo Código de ética Profissional.
Com o passar dos anos, os profissionais da área contábil foram verificando que o mercado contábil é como qualquer um outro e que não infringindo o código de ética profissional e trabalhando de maneira correta, poderia precificar seus serviços. E assim foi nascendo um novo conceito dentro das empresas contábeis, de que cada um cobra de acordo com seus custos e despesas.

A precificação dos serviços contábeis, é uma coisa natural, pois cada escritório poderá fazer sua própria tabela de preços e poderá cobrar mais caro ou mais barato, dependendo do nicho de mercado atingindo. Muita se questiona a respeito dos preços das contabilidades online, que variam entre R$ 50,00 a R$ 180,00, e vejo muitos colegas reclamarem de que estão perdendo espaço para esta nova modalidade de serviços contábeis. O que me faz refletir, que esses colegas não conseguem se adequar a uma nova realidade e uma nova filosofia de trabalho.

Uma empresa contábil estruturada, que sabe quais são os seus custos e despesas de forma bem definida, montará sua tabela de preços de acordo com seus dados. vejo a todo instante quando um escritório novo se estabelece em algum lugar, lógico ele tende a ter um preço mais acessível que os demais, para de uma certa forma angariar clientes, e os demais colegas começam a criticar aquele profissional que deu um preço mais baixo que o seu. Quando deveriam estar preocupados em realizar uma gestão eficiente de sua empresa contábil, agregando valor aos seus serviços, para que se justifique o preço a ser cobrado.

A figura de escritório de contabilidade vem aos poucos se extinguindo, dando lugar as empresas contábeis, e como empresa, ela tem custos, tem despesas, alem de diversas outras coisas que uma empresa normal também tem, e por isso nada mais justo que as empresas contábeis determinarem seus preços e não ficarem presas à sindicatos ou conselhos de classe, que apenas devem fiscalizar a profissão contábil.

Vou contar uma pequena história para que vocês possam refletir: "Em uma cidade pequena do interior com 35.000 habitantes e com mais ou menos 340 empresas estabelecidas, existiam 4 escritórios de contabilidade, escritórios grandes, bem estruturados e nesta cidade se estabeleceu uma empresa contábil, que começou a desenvolver um trabalho de marketing contábil (termo este usado pelo meu amigo Anderson Hernandes), e montou sua empresa de forma simples, e começou a captar clientes, estabeleceu que iria atender apenas as ME e EPP optantes pelo simples nacional, e cobrando um preço abaixo do praticado na cidade, essa empresa em pouco tempo conseguiu uma carteira de 180 clientes cobrando de R$200,00 a R$ 480,00. Os outros escritórios se viram loucos porque estavam perdendo clientes. O mais interessante desta historia é que os clientes que pagavam em média R$ 880,00 nesses escritórios, viram que muitas coisas que fazem parte da obrigação do contador estavam por fazer, como: balanços, livros fiscais, gfip negativa, Rais Negativa entre outros. E quando foram para essa empresa contábil, começaram a perceber a diferença na prestação de serviços, mesmo pagando um valor abaixo do que eles viam pagando, o que levou após algum tempo muitos dos clientes igualarem o valor pago pelo que eles pagavam nos escritórios anteriores."

Pensem nisso caros colegas, antes de reclamarmos que o nosso mercado esta prostituído, isso ou aquilo, devemos agregar valor aos nossos serviços. Essa pequena história serve para ilustrar como podemos trabalhar de maneira correta, a um preço justo para o cliente. E diante desta crise, preço justo será uma nova tendência.

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