x
CONTEÚDO artigos

Contábil

O novo relatório de auditoria

A partir de 31 de dezembro de 2016, os relatórios de auditoria terão um novo formato, visando aumentar o valor agregado do relatório do auditor independente ao torna-lo mais objetivo e informativo para seus usuários, saiba o que muda.

18/05/2016 08:21:51

8,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A Auditora Independente tem papel fundamental no sistema econômico, onde busca trazer ao mercado uma maior transparência sobre a posição patrimonial e financeira e a capacidade de gerar lucros das Empresas.

Entretanto atualmente os relatórios de auditoria mantém um padrão tradicional de redação contendo a opinião do auditor independente sobre as demonstrações financeiras e o restante do relatório composto por descrições predominantemente padronizadas.

Porém esse modelo de relatório de auditoria, padrão e tradicional, têm provocado questionamentos e dúvidas nos agentes do mercado em relação à apresentação de informações genéricas. Muitos agentes têm notado a existência de informações irrelevantes, ao mesmo tempo em que se comentam faltas de informações relevantes.

Nesse sentido, a partir de 31 de dezembro de 2016, os relatórios de auditoria terão um novo formato, visando aumentar o valor agregado do relatório do auditor independente ao torna-lo mais objetivo e informativo para seus usuários.

A primeira mudança é quanto a sua objetividade, onde os parágrafos serão apresentados em ordem decrescente de importância, ou seja, o primeiro paragrafo irá apresentar a opinião de auditoria, diferentemente do modelo aplicado até 31 de dezembro de 2015.

Outra mudança é que o auditor deverá divulgar em um parágrafo especifico denominado “Principais assuntos de auditoria”, aspectos relacionados a áreas avaliadas como de maior risco de distorção, julgamentos e transações significativos especificando o motivo pelo qual o assunto foi considerado como significativo, pelo auditor, e como o assunto foi tratado na auditoria.

O novo relatório de auditoria trata-se de um passo importante para o amadurecimento da governança corporativa do Brasil, pois busca divulgar o trabalho do auditor independente com uma maior clareza, objetividade e transparência.  Além disso, possivelmente refletirá em um maior compromisso da administração com os controles internos, uma vez que tais temas ganharam notoriedade no relatório do auditor.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.