Muitas são as razões para as pessoas empreenderem, que podem ir da necessidade – perdeu o emprego e precisa fazer algo para manter a família - até a visão de boa oportunidade – há quem concilie a nova atividade e o atual emprego, ou tenha dedicação total, o que às vezes pode não ser uma boa estratégia -, contribuem para colocar o Brasil na terceira posição dos países mais empreendedores, de acordo com a pesquisa publicada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em junho de 2015.
Esta característica de nosso “DNA” é algo de que devemos nos orgulhar, mas é preciso fazer muito mais para que o eventual resultado frustrado não nos prejudique demasiadamente, juntamente com as pessoas que mais amamos: a família. Pesquisa do IBGE publicada na Folha de S. Paulo em 4 de setembro de 2015 revela que, das empresas nascidas em 2009, apenas 47,5% ainda estavam em funcionamento quatro anos depois.
Antes de apostar as fichas no novo negócio é primordial calcular a viabilidade econômica, ou seja, fazer as contas. Em outras palavras, planejamento. Mesmo que você seja um expert nesta área é vital solicitar o auxilio de profissional experiente no cálculo da viabilidade econômica, alguém que não está envolvido emocionalmente com a tomada de decisão e, portanto, irá auxiliar friamente no momento decisivo.
Listo alguns cuidados importantes para refletir antes de decidir pela aposta num novo investimento:
- A atividade está na lista de forte tendência a desaparecer em poucos anos?
- Se o negócio é inovador, foi validada a ideia?
- Foi analisado o ponto comercial (fluxo de pessoas, visibilidade, acesso etc.)?
- Foram calculados todos os custos envolvidos na operação?
- Projete a receita para os próximos meses e anos.
- Pesquise o preço praticado no mercado e mark-up médio adotado.
- Calcule o investimento total necessário para a montagem, inclusive para o capital de giro.
- Qual é o tempo para o retorno do capital investido?
- Será necessário sócio? Há candidatos com o perfil desejado?
- Os gestores possuem experiência no ramo?
- Qual é o público consumidor deste produto ou serviço?
- Os concorrentes são conhecidos?