x

Contábil

Contabilidade Brasileira e os Padrões Internacionais

Devida à globalização as instituições, tanto privadas como públicas, iniciaram uma forte ligação econômica com países de vários continentes, surgindo assim a necessidade de uma padronização nos procedimentos contábeis...

05/07/2016 08:11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade Brasileira e os Padrões Internacionais

Sabemos que a contabilidade está diretamente relacionada ao crescimento econômico de um país. No Brasil não seria diferente. A nossa contabilidade segue em passos rápidos, principalmente para acompanhar as mudanças ocasionadas pela contabilidade mundial, tendo como uma das principais a convergência aos padrões internacionais contidos nos International Financial Reporting Standards (IFRS) .
 
Devida à globalização as instituições, tanto privadas como públicas, iniciaram uma forte ligação econômica com países de vários continentes, surgindo assim a necessidade de uma padronização nos procedimentos contábeis para melhor atender os diversos usuários internacionais.
 
Diante disso, a contabilidade brasileira passou a aderir aos padrões internacionais de contabilidade, que tem com o objetivo maior a uniformização das normas contábeis do Brasil aos padrões internacionais para tornar mais fácil a linguagem contábil entre os países.
 
A convergência brasileira aos padrões internacionais iniciou-se em 2007 com a publicação da Lei 11.638/2007 e em 2009 com a Resolução CFC 1.156/2009. Aqui no Brasil, a regulamentação é realizada através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC, que, por sua fez, passaram a seguir aos padrões contidos no IFRS.
 
Umas das principais mudanças ocorridas pela padronização, dentre outras, foram na nova estruturação do Balanço Patrimonial, nos critérios de avaliação dos ativos e passivos, na publicação do Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado.
 
A convergência traz grandes vantagens para o Brasil, pois além de abrir novas oportunidades para as entidades nacionais junto as internacionais, proporciona uma valorização do profissional contábil, que é quem trata diretamente com as alterações no setor contábil. Mas também exige uma série de investimentos das entidades nacionais em treinamento com a finalidade de colocar os profissionais da área contábil a par das novas mudanças.
 
Outro ponto, e não menos importante, é a observação por parte dos contabilistas no que diz respeito a legislação internacional, ou seja, acompanhar, dependendo do tipo de entidade, a legislação imposta do exterior as instituições que transacional com outros países. A legislação de um país norteia a contabilidade e isso influencia no tratamento da informação contábil.
 
Por fim, ainda há grande dificuldade por parte dos profissionais contábeis brasileiros na adaptação aos padrões internacionais, mas é importante que os contabilistas estejam sempre atualizados, buscando acompanhar as mudanças que ocorrem no cenário contábil, bem como as que influenciam no exercício da profissão com a finalidade de prestar um serviço de qualidade.
 
Marcelo Neves Sousa, contador, professor, especialista em contabilidade, auditoria e controladoria, especializando-se em MBA profissional em gestão pública e responsabilidade fiscal.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.