x

O poder da comunicação no mundo dos negócios

31/10/2008 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O poder da comunicação no mundo dos negócios

O poder da comunicação no mundo dos negócios
Danielle Macedo, Marina Dourado, Débora Vianello e Arielly Andrade*

Saber se comunicar é fundamental. Atualmente cada vez mais empresas estão exigindo de seus funcionários uma boa comunicação. Com isso, disponibilizam ajuda para os funcionários que têm dificuldade de falar em público, para que quando vieram a representá-las, saibam expor seus problemas de forma clara. Também porque dificilmente um funcionário será promovido se não souber comunicar-se adequadamente. Uma má comunicação pode acarretar em conseqüências negativas para a empresa, principalmente quando se trata da economia, já que é na hora da crise que um representante está mais exposto ao público. Uma informação mal dada para os próprios funcionários da empresa pode ser facilmente repassada para outros de forma distorcida, trazendo uma má reputação para a empresa.
Na hora de falarmos em público devemos ficar atentos para vários aspectos, como a maneira que nos vestimos, evitando roupas extravagantes ou decotadas, a postura na presença dos convidados e evitar ler suas possíveis anotações. No caso de uma apresentação em data show, não utilizar frases grandes nem letras pequenas, o ideal é fazê-la em tópicos, mostrando o tema principal e evitando a fuga ao foco. Muitas pessoas não levam em consideração uma informação dada por um representante que se porta mal, fala muito alto ou faz piadas em momentos inoportunos. Isso acontece com freqüência quando funcionários designados para essa função não se preparam adequadamente, cometendo gafes.
As empresas do século XXI buscam por profissionais versáteis e que não se prendam à rotina, esse é o diferencial que destaca certos funcionários, mesmo ele não se destacando em todas as áreas de sua empresa. Os resultados positivos dependem de uma boa apresentação e da imagem da empresa em questão. Como podemos passar boas oportunidades aos futuros parceiros de negócios, se a empresa não sabe como está sua produção e o que se pode expandir para novas parcerias? Então o resultado positivo depende da maneira que o representante se expõe e se relaciona com as pessoas. Isso muitas vezes só é alcançado com uma boa comunicação, em que as pessoas aparentemente têm mais confiança e segurança.

 Alunas do terceiro período de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá, campus Juiz de Fora - MG.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.