x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

A IMPORTÃNCIA DO CONTABILISTA NA GESTÃO DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS

31/07/2010 15:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A IMPORTÃNCIA DO CONTABILISTA NA GESTÃO DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS


É Comum ouvirmos a expressão “médico da família”. Sabe se que a família que tem seu médico, de forma proativa, evita surpresas relacionadas a problemas de saúde, pois ele ( o médico) estará atento cuidando dos hábitos de seu cliente, recomendando, orientando, enfim acompanhando sua trajetória para que tudo corra dentro da normalidade e propondo reparos quando necessários.
Por outro lado, por falta de hábito, as pessoas não tem a percepção da existência de um profissional atuante que deveria se fazer presente em diversos momentos importantes, de decisão: “o contabilista.“ São imensuráveis os casos de pessoas que perdem os bens ( ás vezes a saúde) e endividam se muito além da capacidade de gerar renda e, na maioria dos casos, o motivo é estratégia equivocada de investimentos, comprometimento do orçamento através de consumo compulsivo, ausência de controle, falta de gerenciamento para fins fiscais etc. Problemas desta natureza poderiam ser amenizados ou evitados se consultasse o contabilista, o consultor da “ saúde financeira das empresas e da família.”
A função contábil destina se a controlar o patrimônio das entidades, com o fim de fornecer informações e interpretações sobre a composição e variação do patrimônio como nos ensina Hilário Franco (2000. p.19).
Todavia, é importante salientar, que a complexidade da administração de um lar, ou bens pessoais, exige a mesma habilidade empregada na administração de uma empresa. O que muda é apenas a forma de constituição da pessoa, ( juridica x física) logo pode se afirmar que o campo de aplicação da contabilidade, ou da Ciências Contábeis, e conseqüentemente da inteligência do contabilista, vai muito além das fronteiras das entidades empresariais. Portando, a saúde das finanças pessoais seria mais equilibrada, se elas adotassem a pratica de consultar o “Contabilista da Família.”
Para desempenhar com louvor a profissão, o contabilista precisa ter vocação e paixão pelo que faz, como todo bom profissional, e principalmente, perfil adequado. Alguns requisitos intrínseco ao perfil, pode ser percebido no símbolo da profissão, o Caduceu de Mercúrio, no qual aparece, duas asas, um elmo, um bastão e duas serpentes. As asas simbolizam a diligência, ou seja, a prontidão, a solicitude, a dedicação e o zelo ao exercer a profissão; o elmo, conhecida peça de armadura antiga que protegia a cabeça, esta associado a proteção aos pensamentos que leva a ações não éticas; o bastão, simboliza o poder de quem conhece a Ciência Contábil, a serpente simboliza a sabedoria, lembrando ao contabilista, a necessidade de preparar constantemente, aprimorando o conhecimento, com o objetivo de apresentar a melhor solução ao usuário.
No dia 25 de abril, (e 22 de setembro) comemora se o dia do contabilista, e nesta data, quero estender minhas sinceras congratulações, não apenas aos contabilistas, mas a todos aqueles que confiam no profissional desta área, dando lhe crédito, empregando este capital intelectual nos seus negócios, gerando o lucro é recíproco. Parabens contadores e contadoras.
Agnaldo do Espírito Santo
Contador, especialista em contabilidade, (UFMT) pós - graduado em Gestão Empresarial (UNIR) e professor universitário
e-mail: [email protected]






Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.