MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

18
Sep 2018
11:03

Tributário

Imposto de Renda 2017: como declarar as operações com imóveis?

Operações envolvendo imóveis estão entre as que mais costumam gerar dúvidas entre os declarantes

06/04/2017 08:55

4.484 acessos

As operações envolvendo compra, venda, construção ou reforma de imóveis, são as que mais costumam causar dúvidas entre os contribuintes durante a temporada de entrega da Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Sem a pretensão de esgotar o tema, tentaremos aqui esclarecer alguns pontos que entendemos serem relevantes.

Quem adquiriu um imóvel em 2016, deve preencher, na ficha “Bens e direitos”, todas as informações referentes ao negócio realizado: endereço, quem é ou são os vendedores (identificar se é pessoa física ou jurídica), se foi realizado algum tipo de financiamento, qual o montante pago e/ou a pagar, etc.

Da mesma forma, quem vendeu um imóvel no ano passado, na mesma ficha citada acima, deverá no ato da “baixa” do imóvel na declaração, prestar todas as informações referentes ao negócio realizado.

Além disso, na ocorrência de lucro na transação, se faz necessário o preenchimento do programa auxiliar da DIRPF, o Programa de Ganhos de Capital (GCap), bem como o recolhimento do IR incidente. É de suma importância realizar a apuração de acordo com os montantes efetivamente pagos nos casos em que o imóvel vendido estava financiado.
Quando se tratar de um imóvel adquirido até o ano de 1969, em caso de venda, há isenção sobre o ganho de capital. Já os imóveis adquiridos entre os anos de 1970 e 1988, não possuem isenção, mas contam com percentuais fixos para redução da alíquota incidente. Também há regras específicas, que permitem a isenção, que devem ser observadas quando se tratar da venda do único imóvel pertencente ao contribuinte ou quando parcela ou o total desse valor será aplicado na compra de outro imóvel residencial, por exemplo.

Já no que tange à construção ou a reforma do imóvel, as benfeitorias realizadas podem ser incorporadas ao valor do mesmo, seja esse terreno, casa ou apartamento (lembrando que a alteração do valor do imóvel na declaração pelo valor de mercado é proibida pela Receita Federal do Brasil).

Tais benfeitorias, além de obrigatoriamente terem como função agregar valor ao imóvel, só podem ser adicionadas, quando comprovadas por meio de notas fiscais e recibos emitidos de acordo com a legislação fiscal concernente, que devem ser guardados pelo contribuinte por no mínimo 5 anos, prazo em que tal documentação pode ser solicitada pela Receita Federal para eventuais esclarecimentos.

Vale frisar que independentemente das demais regras, o contribuinte está obrigado a transmissão da declaração quando possuir um ou mais imóveis cujo valor total seja superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Fique atento(a)!

Escrito por

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing da Artdata Contábil, empresa de soluções contábeis, fiscal, societária, trabalhista e previdenciária com 30 anos de expertise construída no atendimento a empresas localizadas em mais de 60 cidades, 11 estados e 17 países. Conte com a gente e fique tranquilo. Inscreva-se na nossa newsletter para receber materiais e conteúdos exclusivos: www.artdatacontabil.com.br/blog

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César