x

Empresarial

A contabilidade e gestao de empresas

Ao contrario do que muitos empresários pensam, a contabilidade é de grande utilidade para os empresários, pois ela pode ajudar a assegurar a saúde financeira das empresas, dos proprietários e das pessoas que nelas

22/05/2017 13:55:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A contabilidade e  gestao de empresas

A contabilidade e a gestao de empresas

Ao contrario  do que muitos empresários pensam, a contabilidade é de grande utilidade para os empresários, pois ela pode ajudar a assegurar a saúde financeira das empresas, dos  proprietários e das pessoas que nelas trabalham.

Quando o contador elabora o Balanço Patrimonial da empresa, ele esta construindo um valioso demonstrativo da situação econômica e financeira que poderá ser utilizado pelo empresário para analisar todos os “porquês” empresariais, certificando-se da assertividade de suas ações passadas e assegurando-se das novas ações que devera executar para a correção de possíveis erros do passado e tornar a empresa mais robusta.

Por outro lado, quando o contador levanta o DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, na verdade neste documento, o contador está contando ao empresário qual foi o seu desempenho como gestor, o que ele conseguiu com suas ações, conquistar para a empresa em termos de resultado econômico.

Há porem, uma ideia que paira nos pensamentos do empresário de que a contabilidade não tem tanta importância assim, e que é apenas para fazer guias de recolhimentos de tributos. Neste aspecto, podemos assegurar que estes empresários estão subutilizando os serviços da contabilidade, pois ela pode e é para isto que é elaborada, auxiliar na gestão de qualquer empresa, seja ela grande pequena ou micro.

Além do mais, quando se fala em contabilidade, genericamente, podemos afirmar também, que o contador, assegura que a empresa recolha seus impostos com a justa medida, além de cumprir com suas obrigações trabalhistas conforme os ditames da lei, trazendo tranquilidade, na certeza de que não esta criando nenhum passivo, seja tributário ou trabalhista.

Se você leitor, é um empresário, peça ao seu contador que lhe apresente o balancete atualizado de sua contabilidade. Dedique algumas horas de analise deste documento junto com o contador e veja a diferença de seu entendimento de gestão.

Iderlindo Joaquim Luzia – Visão Contabilidade e Assessoria Ltda.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.