Na semana passada, publiquei aqui um texto falando sobre como controlar o orçamento e reduzir os gastos de uma empresa. Após a divulgação desse texto, recebi dezenas de questionamentos que podem ser sintetizados em uma única pergunta:
É possível divulgar o meu negócio, produtos, marca, etc., sem gastar ou fazendo investimentos baixíssimos e ao alcance de qualquer empresa?
Por conta dessas mensagens, resolvi compartilhar um pouco da minha experiência na área de marketing com vocês.
É óbvio que cada empresa, de acordo com a sua atividade, segmento, porte, localização, dentre outras particularidades, deve valer-se de mecanismos específicos de divulgação para sua marca, produtos e serviços, mas, algumas questões são comuns a todo negócio.
Listei abaixo três pontos básicos para realizar a divulgação que podem (e devem!) ser trabalhados por toda empresa que busca manter ou expandir seus negócios em um mercado cada vez mais exigente e competitivo:
• Estabeleça parcerias de sucesso
Você já parou para pensar sobre as sinergias existentes entre os produtos ou serviços da sua empresa e os seus diversos fornecedores e clientes que você possui? Certamente existem muitas!
Parcerias estratégicas são possíveis entre empresas de qualquer porte e agregam valor ao gerar benefícios e facilidades para os clientes.
Empresas de softwares e tecnologias, por exemplo, podem firmar parcerias com assessorias e consultorias empresariais das mais diversas áreas. Comércios varejistas de artigos voltados para o público feminino, podem oferecer benefícios para atrair clientes de empresas que prestam serviços nas áreas de saúde e estética (e vice-versa!). Uma indústria do ramo de alimentos e uma rede de supermercados, podem fazer ações conjuntas e compartilhar custos para a divulgação de produtos no ponto de venda. É só usar a criatividade!
• Marque presença nas mídias sociais
Facebook, WhatsApp, Instagram, Linkedin, Twitter... Sua empresa está presente nas redes sociais? Todas essas mídias sociais não exigem pagamentos para criação de perfis empresariais e para a publicação constante de conteúdo, o que faz com que você possa se comunicar de forma fácil e sem custos com o seu público. Caso você queira investir (sim, é possível gastar pouco) em anúncios patrocinados para atingir determinados públicos-alvo, também é possível na maior parte das redes sociais. Para quem não tem muita familiaridade com as mídias sociais, também é possível contar com a ajuda de profissionais ou agências especializadas.
• Tenha um slogan
Ter um slogan ajuda a posicionar e fixar a marca ao dizer, com poucas e simples palavras, muito sobre um produto ou uma empresa.
Quer a prova!? Tenho certeza que você se recorda e sabe de qual marca ou produto são todos ou a maioria dos slogans abaixo sem que eu precise falar o nome:
"1001 utilidades."
"Abuse e use."
"A verdadeira maionese."
"Conte com a gente e fique tranquilo." (ok, esse foi só uma brincadeira)
"A cerveja que desce redondo."
Escolher um slogan não é algo simples e requer muita atenção. Você precisa refletir sobre a sua empresa ou produto, analisar se a escolha está de acordo com a missão e os valores, verificar se os atributos e características principais estão sendo passados para o público, entre outros pontos relevantes.
Caso você tenha enxergado alguma possibilidade de parceria e sinergias da sua empresa com as minhas atividades, fique à vontade para me escrever.