x

Empresarial

Você acompanha os resultados de sua empresa periodicamente?

Desafio diário dos empreendedores...

23/08/2017 08:25:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você acompanha os resultados de sua empresa periodicamente?

Você acompanha os resultados de sua empresa periodicamente?

011-08-2017

Que a situação do mercado não está boa há tempos estamos ouvindo essa história, agora o que você esta fazendo para reverter isso em sua empresa ou para não fazer parte desse universo de empresas?

O exercício não é fácil, manter-se motivado e com a capacidade de desenvolver estratégias para buscar cada vez mais melhores resultados é o grande desafio e não é algo comum.

Porém, para identificar que algo está melhor ou pior, é fundamental que se tenha parâmetros, ou seja, algo somente vai estar melhor ou pior, se compararmos com períodos anteriores.

A seguir faço 2 perguntas:

Você em sua empresa tem informações comparáveis de períodos anteriores?

Tem somente informações de faturamento?

Com base em suas respostas das perguntas acima, é importante que caso tenha bases comparáveis, busque melhorá-las para que o diagnósticos e planos de ações fiquem mais fáceis de serem colocados em pratica, mas se a resposta for negativa, ou seja, não tem essas informações claras, você precisa correr, pois o mercado, digo em todos os segmentos com muita tranquilidade, não esta poupando empresas que se prendem a histórias de superação, as “chicotadas nas costas” não garantem a sobrevivência comercial.

Qualquer empresa, de qualquer porte, deve definir e padronizar demonstrativos de controles patrimoniais, resultados entre outros e analisá-los periodicamente e ao final definir medidas a serem tomadas buscando corrigir as fraquezas identificadas interna ou externamente a gestão.

Não podemos “relaxar” principalmente num momento de grave crise que atravessamos, sem um cenário melhor, seja no curto ou médio prazo, a pressão, o check list que fara parte da gestão tem que ser revisado e “ticado” diariamente, fazendo acontecer o que foi pré-definido, corrigindo o que não atendeu as expectativas e abortando o que não mais se aplica, como se diz na gestão empresarial “o planejamento deve ser escrito a lápis para que, caso necessário seja apagado e reescrito”.

Em resumo, planeje, controle e pratique gestão empresarial, esse deve ser o ritual diário de um gestor.

 

Walber Almeida Xavier de Sousa

Atuou como: Professor Universitário, Executivo e Coordenador em Indústrias.

Atualmente presta serviços de Consultoria e Assessoria nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria a empresas dos mais diversos segmentos, também atua como Conselheiro em algumas organizações. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.