WEBINAR GRATUITO

Quarta 26/09|15h - RFID a favor da fiscalização e Rastreabilidade

Contábeis o portal da profissão contábil

26
Sep 2018
02:17

Tecnologia

Blockchain e a mudança radical para os negócios

Uma nova tecnologia baseada em quatro fundamentos permite através de técnicas criptográficas, a agilização de transações complexas. Este é o Blockchain, que traz com ele, uma mudança decisiva para os negócios.

31/08/2017 16:37

3.108 acessos

Uma nova tecnologia baseada em quatro fundamentos permite através de técnicas criptográficas, a agilização de transações complexas. Este é o Blockchain, que traz com ele, uma mudança decisiva para os negócios.

Os quatro alicerces desta tecnologia são compostos pelo registro compartilhado e acordo para averiguação das transações, um contrato que gera as regras de funcionamento dos acordos e a criptografia, que é o fundamento de tudo.

O Blockchain, que significa “encadeamento de blocos”, tem como função designar um apontador global para todas as transações que ocorrem em um determinado negócio, e age mais ou menos como um livro contábil, que de forma pública, dividida e universal, institui um acordo e confiança entre todas as pessoas, sobre as informações e saldos de uma empresa.

Essa tecnologia tornou possível o bitcoin, que é a atualmente, a criptomoeda mais utilizada no mundo. Além disso, ele também está por trás dos smart contracts, que são os contratos inteligentes, baseados em preceitos entre as partes, que determinam conformidade e confiança pública sobre as regras instituídas, sem a necessidade de um intermediário.

Mas qual a mágica do Blockchain?

Os computadores dentro dessa rede ou nó, precisam reconhecer a transação que está ocorrendo para ela se tornar válida.

Podemos dizer que o Blockchain permite transações seguras em um nível superiores ao certificado digital que estamos costumados a usar em sites de bancos, conexões com a Receita Federal, entre outros órgãos.

O futuro do Blockchain

Ainda há casos de falhas associadas à falta de entendimento por parte das pessoas do mundo dos negócios, e elas podem fazer com que esta tecnologia ainda leve um tempo para ser aceita em diferentes tipos de mercado, ainda que sejam eles, negócios com alto grau de abertura para a automatização.

Há falta de padronização, complicações relacionadas à privacidade e seus dilemas, e também há dificuldade nas indústrias abertamente afetadas em seus negócios, onde a inovação exige que um negócio praticamente se desmonte, para que um novo possa surgir. Enfim, além de todos os apontamos, há ainda poderes regulatórios que se tornam antiquados (ou mesmo desnecessários) neste processo.

Ainda é preciso encontrar qual a melhor experiência do usuário, sua confiabilidade nas redes. É sem dúvidas um momento único, onde estamos de frente com a revolução dos negócios. É hora de inovar e de se reinventar.

Escrito por

Fernando Lofrano

-- Fernando LoFrano Apaixonado pela influência da tecnologia no comportamento das pessoas, tenho estudado o tema há muitos anos, como observador e crítico. Acredito que a tecnologia pode mudar o comportamento das pessoas, mas serão as pessoas estratégicas que ditarão as mudanças.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César