x

Carreira

Contabilidade, entre a cruz e a espada

Quase uma crônica, este texto aborda a visão do escritor em relação aos Escritórios convencionais e as Start-ups de contabilidade com mensalidade 80% menor que o convencional.

18/09/2017 17:21:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade, entre a cruz e a espada

Há 10 anos atrás, iniciei minha carreira profissional em contabilidade, naquela época não havia aplicativos como hoje, smartphone era coisa de americano, a internet era algo mais estático, pois o acesso via celular era limitado. Eu era office-boy, para ir a algum cliente tinha que pegar o Guia em livro e ficar me localizando...e pedir muita informação nas padarias, bancas de jornal, bons tempos...kkk


Hoje, estamos presenciando uma evolução muito rápida, tudo o que você precisa é um SmartPhone, e xazam ! aparece um carro, um lanche, você fala com amigos, mantêm-se informado, tudo isso na palma da sua mão. Uma comodidade que cada vez fica mais cômoda....más há uma contra partida, tudo na vida há uma troca equivalente, se você consegue um emprego, alguém teve de ser demitido para você entrar no lugar, tudo bem que nem sempre é assim, mas vamos partir do Sim-sim ou  Não-não certo ? Muitas profissões tendem a desaparecer ou mudar de forma significante, exemplo advocacia, antigamente eram contratados especialistas em datilografia para redigir contratos, petições, pois não existia impressora, hoje....Um escritorio tem uma secretária, e alguns estagiários que logo se tornarão advogados. Linha de  montagem, onde haviam humanos apertando parafusos nos carros hoje são maquinas com braços mecânicos. Aí você indaga o escritor, Lucas o que a contabilidade tem a ver com isso tudo que você está escrevendo ? Simples meu caro leitor, a Contabilidade Online.


Você pode torcer o nariz para essa modalidade, pode falar que não é contabilidade, mas meu amigo, sinto em te dizer, estamos em extinção, sim, aquele escritório com departamentos grandes de contabilidade, Fiscal, RH, Legalização...está em extinção. Você não acredita ? então vamos aos fatos:


Simples Nacional 2018 - Com limite de faturamento em 4.800.000,00, empresas enquadradas nesta modalidade de tributação não precisam escriturar Livro Diário e Razão, aí você vem me dizer: "O CRC obriga a escrituração 'ôooooo sabichão'" eu te respondo no plexo Piramidal das Leis, a Lei do Simples nacional é uma lei complementar, logo esta tem mais força do que as portarias do CRC (leia meu outro artigo sobre a Hierarquia das leis);


• Simplificação das obrigações Assessórias - Sim amigo aquela DEFIS prática, o eSocial, etc. Irão simplificar o nosso trabalho que era burocrático e trabalhoso e que ninguém queria fazer, hoje está cada vez mais fácil;


Não sou especialista e nem vidente, mas o que percebo é que o simples nacional vai engolir os outros métodos de tributação, simplificando a burocracia e diminuindo o custo, com isso surgem empresas de Contabilidade Online, onde o cliente  acessa, alimenta o sistema com seus extratos bancários, e em um passe de mágica os impostos estão prontos, os impostos apurados pois o site do simples faz isso quase sózinho, e as contabilidades online cobram 70 mangos para isso.


Vamos aos custos ? o CRC obriga que todos os escritórios contratem formados em contabilidade para trabalhar no escritório, o custo para o bacharel tirar a Carteira de contador é 500 anuais, o escritório pra se registrar e poder atuar em paz média 1000 reais, salário mímino 937,00, vamos a uma simples conta:


3 Funcionários - 6.000 de folha (to sendo legal com o salário);


Despesas e outros gastos 6.000;


Total de 12.000 nessa brincadeira,


Ticket médio de 400,00 para a empresa girar com 50 clientes.


Dá para competir com contabildiade online ? Me diga você.

 



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.