x

Carreira

Mitos sobre produtividade que mais atrapalham do que ajudam no seu negócio

Será que você está trabalhando de forma inteligente? Alguns conceitos antigos hoje não tem mais lugar pois as relações empresariais são dinâmicas e pedem resultado, que é diferente de esforço. Entenda e use seu diferencial a seu favor!

07/11/2017 09:44

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mitos sobre produtividade que mais atrapalham do que ajudam no seu negócio

Com certeza você lê e ouve sobre como fazer o dia render mais, o que fazer para mostrar sua capacidade no ambiente organizacional, como esticar o tempo, melhorar a comunicação e outras comuns ferramentas do dia a dia corporativo. Algumas dicas realmente ajudam, mas outras podem deixar seu dia mais engessado e geram retrabalho. Veja se estão interferindo na sua vida:

Chegar muito cedo, ficar até tarde mostra seu empenho – Cuidado com esta armadilha extremamente comum que pode até tornar-se viciante. É compreensível que devido a um grande volume de trabalho tenhamos períodos nos quais um esforço extra seja necessário, mas procure estabelecer até quando será preciso trabalhar numa carga maior. A produtividade ideal é aquela na qual você realiza tudo o que precisa e implementa ideias, sugestões e novidades no tempo regulamentar de modo geral, até porque trabalhar demais não significa produzir muito mais. O cansaço existe, requer descanso para que sua performance não abra brechas para erros e retrabalho. É totalmente possível ser responsável, produtivo e assertivo atuando com qualidade sem abrir mão do bem estar.

Começar o dia lendo mensagens para resolver as urgências – de fato, hoje temos uma demanda de e-mails altíssima, o que faz muita gente começar o dia lendo as mensagens. O problema é quando a pessoa não estipula um período de tempo para esta tarefa e se descuidar ou distrair terá perdido toda a manhã somente respondendo e-mails. Experimente separar um período de 30 minutos dedicados a esta ação, volte ao que precisa ser feito e é importante, e posteriormente continue a responder ao longo do dia. A primeira olhada nas mensagens auxilia a selecionar quais precisam de resposta urgente, outras requerem uma resposta que indique “sim, eu li e tomarei providências” para que posteriormente você redija a melhor resposta e elimine o que não interessa. Lembro que a pressão por responder mensagens gera um alto desgaste, deixando você cansado já nas primeiras horas produtivas.

Ser muito sucinto nos e-mails porque ninguém tem tempo para ler – Realmente mensagens eletrônicas tem o mérito de rapidamente esclarecer, informar, solicitar e dar acompanhamento. No entanto, cuidado com mensagens onde tudo está subentendido, ou que não tem uma abertura agradável, pois frases únicas do tipo “mande para mim o orçamento” sem uma saudação e um agradecimento transmitem falta de tato. Se o assunto a tratar requer aprofundamento, procure escrever no máximo três parágrafos, onde apresenta a questão, propõe uma solução e solicita resposta. Assine sempre colocando um telefone para contato e e-mail para retorno.

Fazer uma coisa de cada vez – Hoje temos pouca paciência, muita cobrança e sobrecarga para as mesmas horas desde o início dos tempos, daí que dificilmente conseguiremos fazer uma única coisa e depois outra... Mas não caia na tentação de querer resolver tudo ao mesmo tempo agora; analise o que fará com o tempo que dispõe levando em conta a demanda da sua rotina. Sim, haverá momentos nos quais você estará redigindo um e-mail e pensando em quem precisa retornar a ligação – neste caso, termine a frase, escreva num papel “ligar para fulano” e termine seu e-mail. Em seguida, ligue para a pessoa, pois assim você não esquece o que está pulsando na sua mente como importante. Nossa mente tende a trazer muita informação ao mesmo tempo, e isso é que dá a sensação de sobrecarga. Ajude a mente a fluir escrevendo o que precisa fazer e vá riscando os itens à medida que vai resolvendo. No fim do dia, você terá a prova que seu sistema fez o trabalho render bem mais.

Lembre-se que seu tempo no trabalho é precioso, são horas nas quais você realiza, empreende, concretiza e agrega valor seja para seu negócio ou para a empresa onde atua. Usar os recursos da internet, do tempo e tecnologia, bem como seu potencial, dependem da sua escolha consciente. Estar consciente faz parte de uma vida com qualidade e resultado. Pense nisso!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.