x

Empresarial

Na contabilidade, nunca deixe de estudar!

Muitas vezes, como diz o ditado, “está escrito certo por linhas tortas” a vida lhe mostra tais oportunidades, mesmo que seja necessário andar mais que o previsto.

08/11/2017 10:45:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Na contabilidade, nunca deixe de estudar!

Tenho que admitir, a contabilidade não foi a primeira faculdade que fiz... Apesar de ser o primeiro emprego, trabalhar desde os 12 anos, a contabilidade me fazia feliz, mais não realizado. Então fiz uma faculdade que achei que tinha mais a ver com a minha cara, fiz publicidade e propaganda e digo com total prazer, foi maravilhosa... Mais como pode ver nas minhas informações aqui mesmo do portal, não trabalho com isso, sou contador. Ai você deve se perguntar onde está o erro? A graça do artigo? O que você quer dizer com tudo isso?

Simples, na faculdade aprendi entre tantas coisas, duas muito legais, que me marcaram bastante... a primeira é que “você vai querer fazer propaganda de mulheres de biquíni dizendo que a cerveja desce redondo, mais no fundo vai fazer propaganda de cimento”. Isso já foi imensamente importante, afinal a vida no dia a dia é muito mais difícil do que realmente a gente acredita, isso também mostra que você precisa sempre ter humildade para fazer o melhor, sempre, seja qual for seu cliente, seu valor, no caso contábil, por exemplo, seu honorário! Segundo e mais importante “você não precisa saber tudo de uma coisa, mais sim um pouco de tudo”. Essa sim foi determinante, tinha que ficar antenado, foi ai que percebi o quanto precisava estudar, ler, aprender, correr atrás cada vez mais, me tornar um profissional completo, não o melhor, mais sim, ter o que falar.

E ai volta a contabilidade. Descobri que era isso que sabia fazer e fazia bem, tinha conhecimento, facilidade em aprender, de buscar, tive a humildade de saber que precisava mesmo tendo um conhecimento bom, buscar ainda mais, estudar, ler. Minha ‘formação contábil’ sempre foi a escrita fiscal, mais queria mais, para alguém que começou como office-boy saber sobre o departamento pessoal era importantíssimo e a contabilidade que sempre tive grande medo, não era um bicho de sete cabeças.

Ai voltou a publicidade e propaganda... afinal não poderia jogar fora uma faculdade que aprendi tanto, me deu tanto conhecimento, mais ficava a dúvida, como aplicar isso na contabilidade? Como agregar? É ai que voltamos ao parágrafo anterior. Saber um pouco de tudo, saber como funciona, mais ai precisava de mais... precisava de como conversar com o cliente, como passar ao cliente uma linguagem que poderia fazer ele entender melhor o que você precisa, assim como fazer uma propaganda para um futuro cliente possa consumir. Agregou a ter uma agilidade no pensamento na hora de buscar alternativas para resolução de problemas, um pensamento mais rápido, mais dinamismo no dia a dia. Acabei tirando o gesso, ou melhor, a burocracia que muitas vezes impera no ramo contábil.

O mais importante porém foi estudar, ler, procurar aprender mais e mais, você não vai precisar fazer uma nova faculdade para perceber isso, a não ser que queira, mais para ser um grande profissional você vai precisar estudar, ler, ter disciplina para não parar mais, afinal essa área é muito e muito dinâmica, que necessita cada vez mais de estudo. Vá em frente, pergunte, questione, não se contente com a primeira resposta. Afinal como diz um palestrante de minha região a frase “não sei, desde que cheguei, sempre foi feito assim” não poderá mais ser usada.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.