x

Economia

O que são as Fintechs?

A junção entre as palavras “financial” e “technology” dá origem às conhecidas Fintechs. Em geral, são startups voltadas para o mercado financeiro e tem por objetivo oferecer soluções disruptivas, embasadas na tecnologia, para o mercado financeiro.

13/11/2017 08:20:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que são as Fintechs?

A junção entre as palavras “financial” e “technology” dá origem às conhecidas Fintechs. Em geral, são startups voltadas para o mercado financeiro e tem por objetivo oferecer soluções disruptivas, embasadas na tecnologia, para o mercado financeiro. Em outras palavras:

-          Rompimento de paradigmas;

-          Aproveitamento maximizado da tecnologia;

-          Busca pela eficiência;

-          Redução de custos operacionais;

-          Priorização de disclosure.

Os consumidores estão absorvendo cada vez mais a cultura de mobilidade digital e com isto estão se tornando mais exigentes, querem mais facilidade, agilidade e confiabilidade. E com isto, observamos a migração de clientes de instituições tradicionais para instituições inovadoras.

Por outro lado, as Fintechs também atuam com as empresas que utilizam os serviços financeiros tais como: emissão de boletos, captação de recursos, gerenciamento financeiro, entre outros, estimulando, assim, o novo cenário econômico de empreendedorismo no Brasil.

Fintechs impactam no modus operandi do mercado financeiro tradicional

Fato é, que, o advento das Fintechs impactaram e impactam o modus operandi das instituições financeiras tradicionais.

As Fintechs estão revolucionando o mercado financeiro, e as instituições tradicionais se vêm pressionadas a se alinharem com a eficiência e eficácia da nova atuação.

Ora, relembremos a obra “A riqueza das Nações” de Adam Smith, em que a livre concorrência é indispensável para o funcionamento do sistema capitalista, o qual estamos inseridos, e é através dela que os produtores e prestadores de serviços aperfeiçoam as condições de competitividade, forçando-as ao constante aprimoramento de métodos, processos e sistema afim de criar condições mais favoráveis e soluções mais práticas aos consumidores.

Destarte, as instituições tradicionais possuem um novo caminho e uma nova tendência a seguir, podendo enxergar esta revolução no mercado financeiro como uma oportunidade ou como uma ameaça a sua continuidade.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.