x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Contábil

Impairment é necessário?

A importancia do Impairment

29/11/2017 08:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Impairment é necessário?

Impairment é necessário?

Foi se o tempo em que a Contabilidade tinha como objetivo atender exclusivamente ao Fisco, com registros de Notas Fiscais e demais documentos contábeis.

Atualmente com a competitividade empresarial, a economia globalizada, a gestão empresarial requer informações rápidas e seguras e a Contabilidade enriquecida pela Controladoria pode com certeza atender essa demanda.

Uma informação de extrema importância, porém, pouco utilizada por parte dos empresários, exceto uma pequena parcela que são obrigados pela legislação, é o Test de Impairment, também chamado Recuperabilidade.

A realização de Inventario Físico Geral, do patrimônio da empresa é o primeiro passo para a organização das informações, poder apontar informações que contabilmente foram deixadas de lado e por outro lado apontar sobras inexistentes, porém, ainda registrados na Contabilidade, mais precisamente no Controle Patrimonial.

Após todo levantamento físico, emplacamento, conciliação (também chamada Cotejamento), entra o trabalho que deve ser realizado por especialistas, onde a valorização entre outros pontos que destacaremos deverão ser apontados baseados em normas técnicas conforme orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), além é claro da pesquisa de mercado junto a fabricantes e fornecedores.

  • Test de Impairment
  • Determinação da Vida Útil Econômica
  • Definição do Valor Residual
  • Confecção de Placas de Identificação
  • Inventário Patrimonial
  • Conciliação
  • Laudos

Toda essas praticas poderão com certeza dar maior precisão (inclusive baseada em relatórios analíticos) e confiabilidade as informações contábeis de sua empresa.

Levantamentos realizados apontam que grande parte de empresas tem em seu Ativo Não Circulante, mais exatamente no Ativo Imobilizado a maior representatividade financeira, e muitas empresas sequer tem o devido Controle Patrimonial, portanto, analisar informações e Demonstrativos Financeiros que não representam base confiáveis, pode gerar uma falsa ilusão de estar muito bem, quando a realidade pode ser outra.

Vale pensar no assunto, programar e dar início a realização do Inventário e Avaliação Patrimonial.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.