Por Ernesto Berg
Considerado uma das principais causas que provocam mudança de humor, o transtorno bipolar é resultado de determinadas anomalias que ocorrem na química do cérebro. Isto pode determinar grandes alterações no temperamento da pessoa afetada - em todas as áreas de sua vida -, inclusive em sua atuação profissional, em sua produtividade e no relacionamento de equipe. Cerca de 1% da população mundial sofre dessa disfunção que começa habitualmente na adolescência - ou no início da idade adulta -, e atinge indistintamente pessoas do sexo masculino e feminino.
Esse teste permite verificar a existência ou não de um possível transtorno bipolar, e seu grau de alcance, em caso afirmativo. Não pretende ser um diagnóstico minucioso, nem definitivo, mas serve de alerta sobre a existência de uma provável disfunção. Responda às 18 afirmações levando em conta seu estado atual, isto é, como você se sente e de fato se conduz em relação à questão.
Atribua notas conforme os critérios abaixo:
Nunca = 0
Algumas vezes = 1
Várias vezes = 2
Muitas vezes = 3
Sempre ou quase sempre = 4
1. Passo por períodos de grande otimismo, alternados por períodos de grande pessimismo. ______
2. Tenho tido grandes oscilações na quantidade e qualidade do meu trabalho. ______
3. Às vezes tenho uma sensação de culpa, mesmo que eu nada tenha feito de errado. ______
4. Tenho dificuldade em me concentrar nas coisas. ______
5. Tenho períodos em que rio e brinco excessivamente, e outros, em que choro demasiadamente. ______
6. Existem momentos em que entro num estado de aceleração mental e fico muito irritado. ______.
7. Há períodos em que fico muito agitado. ______
8. Há momentos em que tenho grande dificuldade de adormecer, e outros, em que durmo excessivamente. _____
9. Há momentos em que sou produtivo muito acima do meu normal. ______
10. Tenho períodos em que me sinto muito feliz e criativo. ______
11. Minha confiança oscila entre a extrema autoconfiança, e extrema dúvida sobre mim mesmo. ______
12. Há momentos que tenho a impressão que sou capaz de assumir qualquer risco, sem nenhum receio. ______
13. Tem momentos em que sou bem mais conversador do que costumo ser. _____
14. Há ocasiões em que tenho muito interesse em estar em meio às pessoas, e outras em que quero ficar sozinho, com meus próprios pensamentos. ______
15. Algumas vezes me sinto transbordante de energia, e outras, sem qualquer energia. ______
16. Passo por períodos de embotamento mental, e períodos de grande criatividade mental. ______.
17. Às vezes fico furioso, ou muito hostil, sem aparente razão. ______
18. Às vezes tenho a sensação de ter a capacidade de controlar tudo o que acontece ao meu redor e em minha vida. ______
TOTAL DE PONTOS______
SUA AVALIAÇÃO
De 0 a 11 pontos. Esta contagem indica que você não tem qualquer tipo de transtorno bipolar. Você experimenta os altos e baixos normais da vida.
De 12 a 25 pontos. A contagem mostra alguns tipos leves de sintomas depressivos muito comuns na população em geral, e nenhum, - ou poucos - indícios de transtorno bipolar.
De 26 a 42 pontos. O escore revela algum tipo de transtorno bipolar ou de sintomas depressivos, que ocorre em boa parte da população, possivelmente beirando já alguma forma de síndrome depressiva.
De 43 a 63 pontos. Este resultado mostra sintomas de transtorno bipolar que variam de moderados a agudos. É aconselhável que pessoas que têm esse escore procurem auxílio profissional para tratamento dos sintomas.
De 64 a 72 pontos. A pontuação indica severos sintomas associados ao transtorno bipolar. É fortemente aconselhado buscar ajuda profissional especializada para o devido tratamento.
Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais – VOLUME II”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para adquirir o livro impresso, ou a versão digital, acesse o site www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS.
Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 18 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: [email protected]