x

Planejamento Financeiro e as Fontes de Financiamentos para ME/EPP

19/07/2005 00:00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Planejamento Financeiro e as Fontes de Financiamentos para ME/EPP

O acesso aos financiamentos ainda é a principal barreira para o desenvolvimento às Microempresas e Empresas de Pequenos Porte, devido basicamente pela dificuldade de cumprimento de todos os quesitos cadastrais exigidos pelas instituições financeiras e principalmente pela alta taxa de juros e exigências de garantias e reciprocidades que este mercado exige.
Por outro lado, muitas vezes a falta de financiamento de um PROJETO EMPRESARIAL, e que este na verdade não existe, ou existe apenas na cabeça do empresário/empreendedor.

Tal observação deriva do fato de que muitas vezes somos procurados por pequenos empreendedores que se queixam da não parceria dos bancos pela negativa do seu pedido de empréstimo e/ou financiamento ou que fora atendido por um banco comercial, porem a taxa de juros aplicada e muita alta tornando inviável seu negocio.

Diante deste quadro temos o cuidado de orientar nossos clientes que a primeira coisa a se fazer e diferenciar a busca de financiamentos para um projeto empresarial real e a busca por empréstimos para pagamento de suas dividas de diversas ordens. Para o primeiro caso sugerimos como uma das alternativas os contratos de financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. Pois o a instituição tem linhas de credito especifica para pequenas empresas com taxas pela TJLP (atualmente em 9,75% ao ano) + 5% ao ano com carência de ate 02 anos com pagamentos trimestrais durante a carência. Esta taxa aplicada pelo Método de Fluxo de Caixa Descontado resulta numa taxa anual de 15,32% ao ano contraposto com algumas modalidades de operações bancarias tais como, os empréstimos direcionados para as empresas, como vender e comprar, indicaram taxa anual de 42,38% a 70,79% ao ano. Já no capital de giro, a taxa ficou entre 43,35% e 71,68% ao ano. Como podemos verificar a taxa nesta modalidade e menor que a própria SELIC (Atualmente em 19,75% ao ano).

Finalizando verificamos que e inegável que esta modalidade de financiamento e uma alternativa viável para as pequenas empresas, porem conforme já explicitado e necessário ter um projeto de investimentos bem definido. Abordaremos num próximo artigo especificamente sobre projetos empresariais.

ROBERTTO ONOFRIO
CRC 49.568
e-mail: [email protected]

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.